Greve por atraso no pagamento poderá parar transporte coletivo urbano em Pará de Minas, alerta sindicalista


A situação financeira do país ainda é muito delicada e muitos setores produtivos continuam sentindo os reflexos da economia. O estado de Minas Gerais, por exemplo, está com dificuldades até para pagar os servidores há muito tempo.

A falta de repasses da União também tem contribuído para a quebradeira nos municípios, gerando um efeito cascata. A indústria, o comércio, o agronegócio e a prestação de serviços não conseguiram reagir satisfatoriamente.

Os problemas foram agravados pela paralisação dos caminhoneiros no mês de maio, quando muitas produções foram perdidas por falta de transporte. Os prejuízos para o país foram gigantescos em todos os segmentos.

Agora o transporte coletivo urbano está passando por momentos difíceis. A informação é de Francisco Ferreira Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas.

O sindicalista afirma que, o gerente da Turi, empresa responsável pelos itinerários dos ônibus coletivos, já alertou para a possibilidade de atrasar o pagamento dos funcionários em agosto. Isso poderá resultar em uma greve por parte de motoristas e trocadores:


Francisco Ferreira Borges
grevenaturifranciscoborges1

Acrescenta que o prefeito Elias Diniz (PSD) precisa intervir nas negociações para evitar os atrasos no pagamento. A empresa estaria devendo óleo diesel e imposto, o que dificulta quitar a folha até o 5º dia útil do mês:

Francisco Ferreira Borges
grevenaturifranciscoborges2

Os trabalhadores dependem do salário para garantir o sustento das famílias. Se ocorrer atraso a situação ficará insustentável e a categoria será unida em parar o transporte coletivo de Pará de Minas:

Francisco Ferreira Borges
grevenaturifranciscoborges3

A reportagem do Portal GRNEWS solicitou uma manifestação da prefeitura de Pará de Minas junto a Assessoria de Comunicação e foi enviada a nota que segue abaixo:

“A Prefeitura de Pará de Minas trabalha junto à empresa e ao Sindicato para encontrar uma solução amigável para o problema. A Administração Municipal defende o cumprimento dos direitos dos trabalhadores, que devem receber o salário em dia e dos usuários que precisam do transporte público funcionando regularmente. O Projeto de Lei que trata da nova licitação de concessão do serviço já foi encaminhado à Câmara. O plano de concessão já foi realizado e agora a Prefeitura aguarda a aprovação dos vereadores para realizar o processo licitatório.”

O mesmo contato foi feito com Assessoria de Comunicação do grupo proprietário da Turi, mas não recebemos nenhum posicionamento até esta publicação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!