Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ANA reduz liberação mínima de água em Sobradinho e Xingó devido à seca

Em razão do período de seca, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução na liberação mínima de água no Rio São Francisco para os reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. A redução, que começou a valer desde esta terça (18), é o menor patamar já adotado nos reservatórios desde 2012, quando o monitoramento começou, e vale até o dia 30 de novembro deste ano.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com a determinação, os reservatórios deverão liberar uma média mínima diária de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água. Segundo a ANA, a medida busca “preservar os estoques de água dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro”.

A medida foi tomada pela agência após relatório de vazão no rio emitido pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que considerou o agravamento das condições hidrológicas e de armazenamento na bacia do Rio São Francisco, que tem registrado chuvas abaixo da média desde 2012.

A agência já vinha monitorando, ao longo dos últimos anos, a situação do estoque de água na bacia do rio e, anteriormente, vinha autorizando gradativamente “a redução da vazão mínima defluente abaixo de 1.300 m³/s (patamar mínimo adotado em situações de normalidade) tanto em Sobradinho quanto em Xingó”. No final de abril, “buscando garantir a segurança hídrica na bacia”, a ANA determinou o piso de 600 m³/s para a vazão mínima.

Segundo a ANA, a decisão foi tomada em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) levando em consideração “a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó, para a produção de energia” no Nordeste e “para o atendimento dos usos múltiplos da bacia do Rio São Francisco”.

Os reservatórios de Sobradinho e Xingó têm, juntos, a capacidade de armazenamento de 37,9 bilhões de metros cúbicos. A Hidrelétrica de Sobradinho, a 748 quilômetros (km) da foz do Rio São Francisco tem potência instalada de 1.050.300 kilowatts (kW). Já Xingó, a 179 km da foz do rio, tem uma potência instalada de 3.162.000 kW.

Ainda no mês passado, a ANA já havia adotado medida de restrição ao uso das águas da Bacia do São Francisco instituindo o Dia do Rio, que impede a captação às quartas-feiras, até o dia 30 de novembro, podendo ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas. A restrição não alcança o uso da água para consumo humano e animal, mas prevê algumas restrições para a irrigação. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm