Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Número de casos cai, mas trabalho de conscientização e combate a Dengue precisa continuar em Pará de Minas


Nos últimos anos o município de Pará de Minas registrou índices elevadíssimos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os dados foram obtidos durante o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho é realizado nos meses de janeiro, março de outubro e utiliza o critério de amostragem.

O objetivo é mapear as regiões da cidade que apresentam maior número de casos das doenças e a partir daí traçar estratégias de combate ao vetor. Com isso é possível evitar a ocorrência de uma epidemia.

Mesmo com previsões preocupantes para o ano de 2017, os índices de proliferação da dengue reduziram consideravelmente. A única forma de combater a doença é acabar com o Aedes aegypti.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos primeiros meses deste ano Pará de Minas notificou 337 casos de dengue. Sendo 54 positivos e 118 negativos. Ainda estão sendo aguardados os resultados de 165 exames encaminhados para a análise em laboratório.

De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes Liguori, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, mesmo com a grande redução do número de pessoas acometidas pela doença, ainda ocorrem alguns casos:


Maria de Lourdes Liguori
denguemariadelourdesliguori1

Ela destaca a importância do trabalho de conscientização continuar sendo realizado nas escolas. Os agentes de endemias continuam visitando as residências e vistoriando possíveis criadouros do mosquito e orientando a população:

Maria de Lourdes Liguori
denguemariadelourdesliguori2

Nunca é demais lembrar que a participação da população é fundamental no trabalho de combate a Dengue. Todos os proprietários devem manter os imóveis limpos e sem recipientes que acumulam água parada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm