Projeto Bola de Gude promove atividades para comemorar o Dia do Índio


Criado pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei 5540, de 1943, a data é comemorada anualmente por comunidades indígenas. Nesta quinta-feira, 19 de abril, celebra-se o Dia do Índio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No ano de 1940 o México realizou o 1º Congresso Indigenista. Na oportunidade foram discutidos assuntos referentes à qualidade de vida das comunidades dos índios e eles também foram convidados a participar.


Porém, as tribos estavam acostumadas a serem desrespeitadas e preferiram não participar. Dias depois, entraram em um acordo e decidiram participar do evento que discutiria os problemas relacionados a eles.

Esta decisão foi tomada poder lideranças indígenas no dia 19 de abril e deu origem ao Dia do Índio no Brasil. Segundo estimativas, havia 8 milhões de índios na região amazônica antes do descobrimento do país.


A cultura e os costumes das tribos fazem parte da história do Brasil e precisam ser valorizados. Para marcar a data, nesta quinta-feira (19), alunos do projeto Bola de Gude, em Pará de Minas, participaram de atividades alusivas ao Dia do Índio.

De acordo com a diretora do Bola de Gude, Patrícia Melo, os estudantes assistiram filmes, leram livros e fizeram vários trabalhos sobre a cultura indígena. O resultado foi muito positivo:


Patrícia Melo
diadoindiopatriciamelo


Os índios brasileiros obtiveram grandes conquistas nos últimos anos, apesar de ainda existirem várias demandas. São aproximadamente 480 terras reconhecidas pelo Estado que atendem 900 mil indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!