Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Centro de Oncologia de Itaúna está credenciado e poderá atender pessoas de Pará de Minas

Prefeitura de Itaúna/Divulgação

A Prefeitura de Itaúna confirma que o Centro de Oncologia, construído nas dependências do Hospital Manoel Gonçalves, em uma parceria entre a Prefeitura, a Associação de Voluntários no Apoio ao Combate ao Câncer em Itaúna (Avacci), a Casa de Caridade e o Governo do Estado, está credenciado pela União, conforme portaria já assinada e despachada pelo Ministério da Saúde. Com isso, fica permitido o funcionamento da unidade, que vai beneficiar centenas de pacientes, com o tratamento na própria cidade, sem necessidade dos deslocamentos que, hoje, tornam ainda mais desgastante o enfrentamento à doença.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Até a habilitação do Centro de Oncologia, um longo caminho precisou ser percorrido. E, no trajeto, a participação da atual administração municipal, que, desde o início de 2017, trabalha nesse sentido, em articulações com representantes do Centro-Oeste mineiro em âmbito estadual e federal. Em reunião com o governador Fernando Pimentel, o prefeito Neider Moreira também solicitou a intervenção dele para que o processo fosse agilizado. Em agosto do ano passado, o Estado aprovou a documentação. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, caso dos profissionais que atuam na Vigilância Sanitária, também estiveram envolvidos, durante o tempo todo, devido à necessidade de adequações ao projeto estrutural para viabilizar a aprovação.

De acordo com o secretário, Fernando Meira de Faria, que acompanhou a emissão do parecer final, nesta semana, em Brasília, cabe agora ao Estado a realocação dos recursos, antes destinados apenas a Divinópolis, referência de Itaúna para o tratamento contra o câncer. A partir daí, a previsão é de que sejam repassados para a operacionalização da unidade local cerca de R$ 500 mil por mês, R$ 6 milhões ao ano. A princípio, o Centro de Oncologia atenderá aos pacientes da cidade e da microrregião, abrangendo Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. Mas, há possibilidade também de que a assistência seja estendida a moradores de Pará de Minas e cidades no entorno.

Além da quimioterapia, os portadores de câncer terão garantidos todos os procedimentos necessários à evolução do tratamento, por meio dos serviços prestados na rede pública municipal e também no Hospital Manoel Gonçalves, como consultas, exames, cirurgias e internações, acompanhamento de nutricionistas e psicólogos, entre outros.

“Ainda não há previsão para a inauguração, pois, agora esses trâmites burocráticos, referentes, principalmente, aos recursos financeiros, dependem do governo de Minas Gerais. Mas, com o credenciamento, há expectativa de que o Centro de Oncologia esteja em funcionamento em poucos meses, gerando melhores condições para todos os que enfrentam essa doença e que poderão ser tratados em Itaúna, sem idas e vindas para outras localidades, com atendimento mais digno e humanizado”, comemora o gestor da Saúde, Fernando Meira de Faria.

O prédio que vai abrigar o Centro de Oncologia já foi concluído, equipado e mobiliado e teve as instalações aprovadas. As equipes que atenderão na unidade também estão praticamente definidas. As obras foram iniciadas em 2013. “A instalação do serviço é muito aguardada e facilitará a rotina de um grande número de pessoas, garantindo mais comodidade para o tratamento. É, sem dúvidas, uma grande conquista. E, precisamos agradecer a todos os parceiros, que estiveram conosco nesta caminhada, em busca da habilitação do Ministério da Saúde”, frisa o prefeito Neider Moreira. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm