Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Príncipe do Japão conhece plantações de café, soja e cana durante visita à Embrapa

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Entre os compromissos oficiais durante os dias que ficará no Brasil, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, encontrou tempo em sua agenda para visitar a Embrapa Cerrados, a cerca de 35 quilômetros do centro de Brasília, para acompanhar o andamento dos projetos desenvolvidos. A visita foi um pedido pessoal de Naruhito, que já havia visitado o local em 1982. Hoje, na companhia do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, visitou duas fazendas da empesa. Lá, ele conheceu as plantações de café, soja e cana-de-açúcar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Ele ficou bastante impressionado de ver o café robusta no Cerrado. O Brasil é muito conhecido como produtor do café arábica, mas cada vez mais o café robusta ganha expressão no Brasil. É um café muito importante para se fazer o café solúvel, cafés de alta qualidade e de alto valor no mercado”, disse Lopes após o encontro.

Além disso, ele disse que o príncipe japonês ficou satisfeito em ver a evolução do país no setor. “O Brasil fez algo extraordinário num espaço de tempo muito curto. Em 40 anos, alcançou a segurança alimentar, se projetou como um grande provedor de alimentos para o mundo, isso graças ao investimento que o Brasil fez no desenvolvimento de um modelo de agricultura baseado em ciência”.

O interesse de Naruhito se justifica. Afinal, a Embrapa teve, sobretudo nas décadas de 70 e 80, uma forte parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jaica). Com essa parceria, foi possível, por exemplo, avançar nas pesquisas de correção do solo ácido do Cerrado. Com conhecimento técnico e equipamentos japoneses, a Embrapa conseguiu plantar com sucesso soja, café, milho, algodão, dentre outras culturas.

“Nós recebemos equipamentos muito importantes num momento em que era difícil estruturar e montar laboratórios. A cooperação japonesa teve um papel muito importante no desenvolvimento dessa unidade”, disse Lopes. “Parcerias, como a Embrapa – Jaica ajudaram o Brasil a transformar seus solos, grandes extensões de solos pobres e ácidos, em solos férteis. Ajudou a tropicalizar cultivos e também no desenvolvimento de práticas sustentáveis”, completou.

Além disso, Naruhito foi presidente honorário do Conselho Consultivo da Secretaria-Geral das Nações Unidas sobre água e saneamento. Ele será palestrante do painel Água e Desastres, amanhã (19), no 8º Fórum Mundial da Água. Em sua visita ao Brasil também estão previstos um almoço e uma reunião bilateral com o presidente Michel Temer. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm