Escolas municipais adotam programa de alimentação saudável e nutricionista quer apoio dos pais


O ano letivo teve início para aproximadamente 9,5 mil estudantes da rede municipal de ensino de Pará de Minas no dia 5 de fevereiro. A volta às aulas cria expectativa de mais um período de muito estudo, esforço e aprendizado. Na rede estadual de ensino as aulas recomeçaram nesta segunda, 19 de fevereiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Crianças, adolescentes e adultos reiniciaram a maratona escolar para vencer mais um ano do processo pedagógico. Para isso uma boa nutrição é muito importante para o rendimento escolar e por isso é importante que os pais fiquem atentos.

Especialmente as crianças precisam aprender a consumir alimentos naturais. Porém, por causa da correria do dia a dia muitos pais preferem os lanches rápidos e os produtos industrializados na hora de montar a lancheira.

Entretanto, a facilidade dos alimentos industrializados pode gerar doenças na vida adulta, muitas vezes causadas pela obesidade. As doenças renais, por exemplo, têm como principais causas o diabetes e a hipertensão arterial. Essas patologias são provocadas especialmente pela obesidade e a falta de hábitos saudáveis.

É comprovado que uma alimentação saudável desde a infância pode prevenir o aparecimento de doenças. Opções saudáveis na lancheira das crianças evita que elas caiam na tentação de comprar besteiras.

Mas na rede municipal de ensino de Pará de Minas uma novidade implantada este ano confundiu a cabeça de muitos pais. Alguns reclamam que seus filhos estão impedidos de levar lanches saudáveis para a escola e são obrigados a comer a merenda servida nos estabelecimentos de ensino, mesmo contra a vontade das crianças conforme foi relatado a reportagem do Portal GRNEWS.

Mas de acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Anna Paula Pena, a situação é diferente do que esses pais acreditam ser obrigatoriedade da criança comer a merenda da escola.

Ela conta que foi implantado um projeto para educar os alunos em relação ao consumo de alimentos saudáveis nas escolas municipais. Diz ainda que não existe qualquer proibição, mas as crianças são incentivadas a comer frutas, legumes e verduras:


Anna Paula Pena
alimentacaonasescolasannapaula1

Ressalta que a escola precisa do apoio dos pais para que os objetivos sejam alcançados. Por isso é importante que os estudantes levem frutas para comer nos estabelecimentos de ensino:

Anna Paula Pena
alimentacaonasescolasannapaula2

Estudos científicos tem mostrado um aumento em doenças crônicas até mesmo em crianças. Por isso é importante que os pais ajudem os filhos a consumir mais alimentos naturais e saudáveis:

Anna Paula Pena
alimentacaonasescolasannapaula3

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar os pais na hora de preparar o lanche das crianças.

Nem tudo que é mais prático, é o melhor para o seu filho se alimentar; Evite produtos industrializados: sucos de caixinha, achocolatados, refrigerantes, bolachas recheadas, bolos prontos de pacotinho.

Opte por frutas, tentando sempre variar o tipo, pois cada uma possui uma propriedade; sucos naturais são boas opções de líquidos. Sucos feitos das frutas e papinha de frutas não precisam ser adoçados, pois o sabor da fruta já é doce e é com este sabor natural que a criança deve se acostumar;

Bolo seco (sem recheio e sem cobertura) também é uma opção para variar o cardápio. Uma ótima sugestão são os bolos integrais, fáceis de fazer e também de encontrar; nunca envie salgados fritos.

Sanduíches feitos em casa são considerados uma boa escolha, mas cuidado com pastas e patês que levam maionese, pois costumam estragar com muita facilidade devido ao calor. Prefira o queijo branco, com um pouco de manteiga ou requeijão no pão. Além disso, troque o pão branco por pães integrais;

Em caso de crianças com alterações na glicose e colesterol deve-se sempre procurar uma orientação nutricional e nunca seguir dietas encontradas na internet. O atendimento nutricional é individualizado e de acordo com a necessidade de cada um.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!