Animados pelos Filhos de Maria de Pará de Minas, 70 mil homens rezam o terço no Santuário Nacional

Reprodução/TV Aparecida

Quem pensa que a oração do terço é um hábito comum apenas entre as mulheres, principalmente uma prática das vovós, ou que é algo ultrapassado e até mesmo entediante pode ter uma grande surpresa. O Santuário Nacional de Aparecida recebeu nos dias 17 e 18 de fevereiro, a IX Romaria Nacional do Terço dos Homens que é uma das maiores romarias do Brasil e tem crescente quantidade de homens que a cada ano lotam o Santuário Nacional e que triunfa neste Ano Mariano com a surpreendente quantidade de 70 mil homens. O número de fiéis que marcaram presença na 9º edição da romaria superou as mais otimistas expectativas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

As celebrações desta romaria nacional foram animadas pela Banda dos Filhos de Maria de Pará de Minas, que rezam o Terço dos Homens nas noites de segunda-feira, na Matriz de São Francisco, a partir das 20 horas. Os músicos paraminenses entoaram canções marianas e outras segundo a liturgia das celebrações emocionando e encantando as dezenas de milhares de pessoas que estiveram no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, ou acompanharam pela TV Aparecida.

Foto: Thiago Leon

A programação teve início com uma missa às 18h, no dia 17, no altar central da Basílica, com animação, acolhimento e preparação dos grupos que chegavam. Após a missa uma procissão até o Porto Itaguaçu, iluminou a noite de Aparecida. Logo após os homens que participaram ficaram em vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento, até que se reuniram em frente à Tribuna Papa Bento XVI, às 7h do sábado (18). O encontro marca a consolidação do movimento Terço dos Homens no Brasil.

Ainda pela manhã, do alto da Tribuna Papa Bento XVI, era possível ver que não havia mais espaço para tanta gente. Alguns gritavam: “Parece o dia em que o Papa Francisco esteve aqui”, pela quantidade de pessoas. O som de vozes graves tomava o Santuário Nacional com cânticos e louvores de arrepiar quem passava por perto.

Faixas, camisetas, cartazes, chapéus, bonés e até mesmo algumas cruzes e terços confeccionados em tamanho gigante davam o tom necessário para colorir o ambiente e movimentar a data. Homens engajados, com o terço entre os dedos, no pescoço em forma de colar e olhos fechados em demonstração de fé. O clima foi diferente em 2017.

Missa Solene
A celebração das 10h30 foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira. Ele saudou o novo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, bispos e padres presentes e os grupos do terço dos homens. “São 70 mil famílias representadas na Casa de Maria. É a romaria dos 300 anos”, destacou.

A todo tempo ele reforçou a ideia de que é preciso “lançar às redes” e que a romaria mantém viva e forte a fé. “Rezar o terço é instrumento catequético que reaviva a fé e fortalece a comunhão com Deus”. O arcebispo também citou que não tem dúvida que o Terço dos Homens seja um grande milagre do Senhor, através das mãos de Nossa Senhora. A Romaria do Terço dos Homens continuou com a Reza do Terço, às 13h45 e a Consagração à Nossa Senhora Aparecida a partir das 15h.

Terço além do Terço

Eduardo Gois/A12

O movimento do Terço dos Homens existe em todo o Brasil. Vanderlúcio Pinto, de Conselheiro Lafaiete (MG), trouxe um grupo com 19 homens. Eles se reúnem já há 2 anos, todas as quartas-feiras, para rezar o terço, mas os vínculos do grupo se estenderam e foi criado também um grupo de coral de homens. O grupo de Conselheiro Lafaiete conta com 150 membros. “É um grupo em crescimento”, diz Vanderlúcio.

Eduardo Gois/A12

A experiência da oração, comunhão e união dos homens que participam superam o momento do Terço e não se limita a laços e vínculos de amizade entre os 1.000 membros que participam das diversas paróquias em Patos de Minas (MG), evangeliza-se e cruza-se as portas da paróquia. O grupo se reúne para, além de rezar o terço, ajudar os mais pobres, percorrendo as localidades mais vulneráveis da cidade. Um dos participantes do grupo, Ronam Cesar de Araújo, partilha que um dia tentou suicídio, pois tinha imensa dificuldade em lidar com uma separação, por meio do terço, rezou, pediu, agiu e superou todo o sofrimento e encontrou outra companheira.

Eduardo Gois/A12

Vindos de Itaquaquecetuba (SP), outro grupo começou com três pessoas há um ano e quatro meses e hoje conta com 37 pessoas. Eles destacam muitas graças alcançadas pelo terço. “Temos muitos irmãos que estavam na vida das drogas e agora se encaminharam na vida”, compartilha José Jordão Gomes Couto, coordenador do grupo.

Números que impressionam
Ao voltar no tempo, lá nos primórdios da romaria, realizada pela primeira vez em 2009, é possível observar que naquela época o número de peregrinos foi de 600 homens; no ano seguinte, em 2010, Aparecida acolheu mais de 2 mil homens, em 2011, superou 6 mil , já em 2012, aproximadamente 12 mil participaram, no ano de 2013, a conta chegou a 18 mil, 2014 recebeu 31 mil, em 2015 chegou a marca de 43 mil e no ano passado 58 mil homens. Com informações do Portal A12

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!