Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Emater-MG orienta produtores no combate à virose em alface

A Emater-MG e os produtores de alface do município de Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão investindo no combate a uma doença de nome curioso: a vira-cabeça. Ela é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Tripes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A alface doente apresenta manchas e bronzeamento. A infecção começa normalmente em um lado da planta, fazendo com que ela fique distorcida, até causar a interrupção do crescimento. Os pés de alface infectados podem ter perda de 100%.

“A medida mais importante é a plantio de mudas sadias. Elas devem ser produzidas em locais isolados, protegidas do inseto vetor”, explica a técnica da Emater-MG no município, Shelen de Souza.

Ela informa que plantas atacadas pelo inseto, já no campo, devem ser eliminadas logo no início da doença. Isso evita que a larva do mosquito se alimente de plantas doentes. Também é importante eliminar o mato e as ervas daninhas que ficam ao redor das plantas.

A última medida é o controle do mosquito com inseticida. “O produtor só deve tentar controlar o mosquito com inseticida natural ou químico, autorizado para esta cultura, se todas as medidas preventivas já tenham sido tomadas anteriormente, principalmente a produção de uma muda sadia”, comenta a técnica.

Mário Campos é responsável por aproximadamente 30% do abastecimento de alface na RMBH. O aparecimento da vira-cabeça nos plantios foi no ano passado. O pico da doença, este ano no município, ocorreu em outubro, período com poucas chuvas e altas temperaturas, condições propícias para a proliferação do mosquito.

“A tendência agora é diminuir por causa das chuvas. O aumento da umidade dificulta a proliferação do Tripes”, explica Shelen de Souza.

Dos 200 hectares ocupados com alface no município, cerca de 40% foram perdidos por causa da doença neste ano. “Alguns agricultores perderam toda a produção de alface. Mas a maioria investe também em outras culturas, então há outras alternativas de renda”, comenta a técnica da Emater-MG. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm