Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Agricultores familiares ganham reforço de mais de 550 toneladas de sementes para plantio

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e sua autarquia, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) iniciaram esta semana a entrega de 550,95 toneladas de sementes de milho e feijão aos pequenos produtores rurais dos 258 municípios que compõem a área de atuação do sistema Sedinor/Idene. O objetivo é incentivar a produção de alimentos para o consumo humano e animal, neste período de chuvas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O investimento para a compra das sementes foi de R$ 4,2 milhões e a entrega será concluída até o final de dezembro, beneficiando cerca de 80 mil agricultores. A distribuição de sementes faz parte da ação de Apoio à Agricultura Familiar, do programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, coordenado pelo sistema Sedinor/Idene.

Segundo o secretário, Gustavo Xavier, a iniciativa é uma das ações previstas para 2016/2017, objetivando o fomento à produção e fortalecimento da agricultura familiar. “Cada produtor receberá em média dez quilos de milho ou feijão, suficientes para plantar aproximadamente um hectare”, afirma.

As sementes já se encontram disponí-veis nos escritórios regionais do Idene, localizados nas cidades de Araçuaí, Diamantina, Montes Claros, Janaúba, Januá-ria, Jequitinhonha, Salinas, Espinosa, Teó-filo Otoni, Águas Formosas e Governador Valadares. A entrega será feita pelas prefeituras e sindicatos ligados aos agricultores familiares.

Segundo o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, com o período de chuva os agricultores terão assegurado o sucesso da colheita. “Com o plantio correto e a ajuda das chuvas, será possível garantir alimento para essas famílias durante boa parte do ano”, ressalta.

Em 2015, Maria do Socorro, 60 anos, moradora e produtora da comunidade de Rio das Pedras, zona rural de Glaucilândia, foi beneficiada. “Essas sementes ajudam demais, porque para a gente é muito difícil tirar da comida para comprar a semente para o plantio. Temos só três hectares e isso é tudo para nossa família”, diz, ao lembrar que já trabalhou muito na roça, debaixo de sol. A agricultora tem dez filhos, 30 netos e 15 bisnetos e espera viver muito ainda para ver os tataranetos.

Para ter acesso ao benefí-cio, a prefeitura ou o sindicato deve entregar a documentação exigida em um dos 11 escritórios regionais do Idene, constando: plano de trabalho, recibo coletivo e, quando necessário, o recibo individual dos beneficiários. A lista dos documentos pode ser acessada em www.sedinor.mg.gov.br, no link Downloads. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm