Apesar de ação criminosa, diretor do ABC garante investimentos para atender melhor o povo de Pará de Minas


Nas últimas semanas várias ações delituosas foram registradas na região Centro-Oeste de Minas Gerais. No município de Dores do Indaiá uma quadrilha agiu em duas datas distintas explodindo e roubando agências bancárias.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O mesmo modo de atuação delituosa foi registrado na agência do Banco do Brasil que após a explosão também foi incendiada em Pitangui. Além da destruição do prédio, colocou em risco peças e documentos históricos.

Em Itatiaiuçu um bando de assaltantes também explodiu uma agência bancária. Após o crime o bando fugiu sentido a rodovia BR-381 e não foi alcançado pelos policiais.

No município de Itaúna a Polícia Militar também enfrenta problemas com marginais que utilizam explosivos em suas ações e os alvos são postos de combustíveis.

A última ação ousada dos criminosos assustou a população de Pará de Minas. Na madrugada desta segunda-feira, 18 de setembro, marginais usaram uma Hilux roubada para arrombar a parede e uma picape Strada para roubar o cofre eletrônico da loja da rede de supermercados ABC. Eles levaram o cofre na Strada e incendiaram a Hilux na avenida Mathias Lobato. Este veículo estava clonado e havia sido roubado em Pará de Minas há pouco tempo. Os marginais continuam foragidos.

A reportagem do Portal GRNEWS conversou com o diretor Comercial da rede de supermercados ABC, Túlio Fernandes Martins, por telefone. Do seu escritório em Divinópolis, ele não quis gravar entrevista, mas falou sobre o crime e também da determinação da rede em continuar investindo em Pará de Minas.

Túlio Fernandes Martins disse que todos na empresa foram surpreendidos com o ataque desta madrugada. Lamenta que o fato ocorreu apesar das inúmeras ações e investimentos preventivos adotados em todas as 37 lojas da rede de supermercados ABC que empregam aproximadamente sete mil funcionários.

Ele não esconde que este tipo de ação criminosa o assusta como empresário, também funcionários e a sociedade, uma vez que todos ficam a mercê da bandidagem. Acredita que isso é fruto da falta de estrutura do país para garantir a segurança aos cidadãos e estabelecimentos comerciais.

Apesar dessa dificuldade o diretor Comercial da rede de supermercados ABC fez questão de enaltecer o trabalho da Polícia Militar que empenhou suas equipes assim que foi acionada e continua tentando localizar os autores do arrombamento e roubo. Destaca também o apoio da Polícia Civil que continuará investigando o caso visando identificar os membros desta quadrilha de criminosos que vem atuando em vários municípios desta região.

Também falou sobre a ação dos assaltantes que premeditaram e realizaram o assalto após o término do expediente durante um feriado prolongado em Pará de Minas. O município celebrou sua padroeira Nossa Senhora da Piedade na sexta-feira, 15 de setembro, emendando o feriadão com o sábado e o domingo, dias 16 e 17 de setembro, respectivamente.

Argumenta que esses bandidos são muito bem preparados, utilizam o tempo para estudar o alvo e o momento em que pretendem atacar. Eles não chegam e cometem o roubo deliberadamente. Tudo é calculado, planejado. Os fatos continuarão sendo apurados, mas há indícios apontando que eles podem fazer parte da mesma quadrilha que praticou crimes recentemente em Papagaios, Belo Horizonte e Contagem, entre outras cidades.

Cita que eles entraram pelo portão dos fundos para não chamar muito a atenção das pessoas, conforme foi registrado pelo circuito de monitoramento por câmeras da rede ABC. Inclusive a polícia já conseguiu identificar algumas faces dos marginais e placas de veículos que aparecem nas imagens gravadas. Todo o material está sendo analisado pelos policiais.

Outro fato importante. O executivo afirma que abrir o cofre levado pelos assaltantes não será tarefa das mais fáceis. O equipamento pertence a empresa de valores que presta serviços à rede. Enquanto eles tentam abri-lo, a polícia intensifica as diligências para localizá-los e quem sabe recuperar o dinheiro roubado, cuja quantia não foi revelada.

Porém, ele disse que a empresa contratada intensifica o trabalho de recolhimento nas lojas aos finais de semana e nos períodos de feriados. Atesta que isso foi feito pela empresa de valores durante todo o fim de semana, inclusive este procedimento foi feito no domingo (17), véspera do crime. Para ele, esta ação da empresa contratada foi preponderante para minimizar o prejuízo da rede de supermercados ABC.

Túlio Fernandes Martins também disse à reportagem do Portal GRNEWS que está investindo ainda mais para garantir segurança nas 37 lojas da rede. Em Pará de Minas, assim como nas demais unidades, será retomada a utilização vigilância armada para proteger funcionários e clientes de ataques dos bandidos.

Para ele isso é lamentável devido ao aumento de custos para empresa em um momento que todos enfrentam uma grave crise no Brasil. Honesto, não esconde que em algum momento este custo extra, será repassado aos consumidores. Acredita que esse dinheiro poderia ser usado para expandir ainda mais a rede e continuar gerando emprego, renda e impostos para os municípios onde estão instaladas as lojas do ABC.

Para exemplificar as ações preventivas com intuito de diminuir riscos de roubos nas lojas, o diretor ressalta que há algum tempo, mesmo sob protesto dos clientes, a direção mandou retirar das lojas os caixas eletrônicos de várias bandeiras bancárias, onde os consumidores pagavam contas e sacavam dinheiro para as compras. A medida gerou insatisfação inicial, mas depois todos compreenderam que a atitude foi tomada para aumentar a segurança naquele momento em que as explosões de caixas eletrônicos se propagavam por muitos municípios desta região e do país.

Sobre o ocorrido na loja do ABC em Pará de Minas o diretor Comercial agradece porque ninguém saiu ferido nesta ação criminosa. Diz que o prejuízo financeiro e os danos causados na estrutura física da loja podem ser recuperados. Inclusive o trabalho de reconstrução da parede da derrubada e reparo dos demais danos causados já está sendo executado.

Porém, o arrombamento da madrugada desta segunda-feira, 18 de setembro, provocou atrasos na inauguração das melhorias e ampliação da loja do supermercado ABC em Pará de Minas. A previsão era inaugurar as benfeitorias na próxima sexta-feira (22), agora a nova data ainda será definida.

Ele adianta que equipes de trabalhadores que estão executando obras em outras unidades foram deslocadas para Pará de Minas com o objetivo de concluir o projeto de reforma e ampliação o quanto antes.

Além disso, também dependem da entrega do novo cofre eletrônico por parte da prestadora de serviços responsável pelo recolhimento de dinheiro nas lojas do ABC. A empresa tem prazo de 48 horas para entregar o novo cofre, porém, a instalação e configuração do equipamento eletrônico é complexa e demorada em razão da ativação de todos os códigos de proteção necessários para a operacionalização do cofre. Otimista, o executivo acredita que as obras serão inauguradas em Pará e Minas.

Túlio Fernandes Martins afirma que apesar do prejuízo contabilizado na madrugada desta segunda (18), o grupo continua motivado e manterá os investimentos no município. Salienta que a drogaria já está quase pronta, em breve o restaurante será inaugurado, além da troca da iluminação e de equipamentos na loja do ABC localizada na avenida Mathias Lobato, em Pará de Minas.

Finalizando, Túlio Fernandes Martins afirma que todos os esforços serão feitos para que os consumidores paraminenses tenham todo o conforto e estrutura necessários para que sejam bem atendidos na loja do ABC em Pará de Minas que continuará sendo muito valorizada por ser um grande mercado para a rede de supermercados. Também deixou claro que a loja continua funcionando normalmente com suas promoções e novidades, cumprindo o objetivo de atender cada vez melhor o povo de Pará de Minas e região. O atraso se deu somente nos novos espaços que estão sendo reformados ou ampliados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!