Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Ex-chefe de campanha é acusado de receber propina da Odebrecht na Colômbia

O ex-coordenador da campanha do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, Roberto Prieto, é suspeito de ter recebido 300 milhões de pesos colombianos (um pouco mais de US$ 100 mil) para fazer lobby na Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) para que uma obra fosse licitada para a Odebrecht, informou nessa quinta-feira (17) a imprensa local.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo publicações colombianas, a acusação foi feita pelo empresário Eduardo Zambrano, detido durante as investigações para esclarecer o pagamento de propina da construtora brasileira para a obtenção de contratos de obras na Colômbia.

Zambrano, que faz parte da companhia Consultores Unidos S.A., explicou ao Ministério Público (MP) colombiano que Prieto fez lobby com o diretor da ANI, Luis Fernando Andrade, para conseguir recursos adicionais ao projeto da ponte Plato, um trecho da estrada Rota do Sol III.

De acordo com a imprensa local, ao ser perguntado se Prieto teria recebido dinheiro por esse apoio, Zambrano disse: “sim, uns 300 milhões (de pesos colombianos)”.

Conforme o MP, a Consultores Unidos S.A. fez parte das cinco empresas com as quais a Odebrecht simulou contratos, por meio de sua filial na Colômbia, para direcionar recursos a políticos e agentes públicos do primeiro escalão.

As autoridades colombianas detiveram Zambrano e o empresário Federico Gaviria em julho, como parte das investigações para esclarecer o pagamento de propina da Odebrecht.

As detenções de Gaviria e Zambrano foram consequência das confissões do ex-senador Otto Bula, atualmente preso, que recebeu US$ 4,6 milhões da companhia brasileira para a licitação do contrato de obras da Rota do Sol II. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm