Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Você cuida da saúde dos seus olhos?


“Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo”, é com essa citação de Leonardo da Vinci que o Hospital Santa Genoveva, de Uberlândia-MG, comemora em 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular. Quando falamos em cuidados com a saúde e exames preventivos, poucas pessoas se preocupam, também, com a visão. Esquecem que a consulta periódica com um oftalmologista é essencial para prevenir problemas oculares, que podem ocorrer em qualquer fase da vida.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo dados da Agência Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 2015, que 6,2% da população brasileira possui alguma deficiência. Desse número, cerca de 3,6% tem algum tipo de deficiência visual, sendo mais comum entre as pessoas com mais de 60 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha aproximadamente 1,2 milhões de cegos, dos quais cerca de 700 mil poderiam ter essa condição evitada ou revertida, caso recebessem o tratamento adequado a tempo. Dados da OMS indicam que em 2020 existirão 75 milhões de pessoas cegas no mundo.

De acordo com Censo Oftalmológico realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgado em 2014, a população míope é estimada entre 22 e 72 milhões de indivíduos, enquanto a hipermetropia atinge aproximadamente 68 milhões de pessoas e a presbiopia, 37 milhões.

Divulgação

Para o oftalmologista do Hospital Santa Genoveva, Adael Soares, é importante realizar acompanhamento oftalmológico de rotina anualmente, já que algumas doenças como o glaucoma e a retinopatia diabética podem ser assintomáticas no início e, se não tratadas adequadamente, podem levar à perda irreversível da visão.

“As principais doenças oculares, conhecidas como vícios refrativos, que exigem o uso de óculos e podem ser descobertas nas consultas de rotina. Os problemas mais comuns encontrados são os vícios de refração e, a partir da quinta década de vida, além do mencionado tem-se o aumento da prevalência do aparecimento de catarata, glaucoma e retinopatia diabética. A catarata, por exemplo, é uma patologia relacionada ao envelhecimento biológico, porém alguns hábitos como tabagismo, diabetes, uso crônico de corticoides e exposição solar prolongada aceleram o surgimento e progressão”, comenta.

“Estudos recentes estimam, por exemplo, que a quantidade de míopes no mundo deve dobrar nas próximas duas décadas, devido, principalmente, ao uso de equipamentos eletrônicos que têm sido usados frequentemente desde a primeira infância”, completa o médico.

Adael salienta que a idade ideal para procurar o oftalmologista é a partir do nascimento, quando realizam o exame de fundo de olho, importante para descartar doenças no recém-nascido como: catarata congênita, toxoplasmose ocular, glaucoma congênito e tumores oculares. “As patologias visuais podem acometer pacientes em todas as fases da vida, por isso é importante realizar testes já nos primeiros 30 dias de vida e, depois, as consultas devem acontecer anualmente”, finaliza o oftalmologista.

Principais sintomas de que você pode ter algum problema na visão

1- Embaçamento visual
2- Dor de cabeça
3- Olhos vermelhos
4- Secreção
5- Coceira excessiva nos olhos

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm