Abordagem social retrata situação dos moradores de rua em Pará de Minas que enfrentam o frio com ajuda do povo


Uma equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) fez algumas visitas a moradores de rua de Pará de Minas na manhã desta terça-feira, 18 de julho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Durante a abordagem social são oferecidos os serviços de acolhimento, alimentação e assistência médica. Toda a estrutura é disponibilizada na sede da entidade, na rua Coronel Domingos Justino, 471, Centro.

O órgão conta com profissionais especializados que estão preparados para prestar um tratamento adequado. O maior desafio está na recuperação de andarilhos que são viciados em álcool e outras drogas.

De acordo com Gustavo Henrique Duarte Silva, coordenador do Centro Pop, é preciso convidar todos os moradores de rua a procurar ajuda para mudar de vida. Em muitos casos essas pessoas não aceitam a oferta:

Gustavo Henrique Duarte Silva
centropopgustavohenrique1


Ele ressalta que os viciados em álcool em afirmam que a bebida acaba com o frio e a tristeza. Já as drogas ilícitas, principalmente o crack, envolvem os moradores de rua de tal forma que eles dispensam qualquer auxílio:

Gustavo Henrique Duarte Silva
centropopgustavohenrique2


A reportagem do Portal GRNEWS conversou com um morador que está em situação de rua na avenida Brasil, às margens do ribeirão Paciência, no bairro São Luiz. Apesar das baixas temperaturas, ele ganhou alguns cobertores e revela que está suportando bem o frio dos últimos dias:

Morador de rua
centropopmoradorderua

O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Vale ressaltar que os menores de 18 anos não podem ser atendidos pelo órgão. Para esses casos é preciso acionar o Conselho Tutelar.

Abordagem Social
O trabalho de Abordagem Social é feito pela equipe do Centro Pop com o objetivo de identificar indivíduos em situação de rua nos logradouros públicos como praças, parques, marquises, viadutos, embaixo de pontes e também particulares como lotes, casas e galpões abandonados, possibilitando, a essas pessoas o acesso aos serviços oferecidos. Além da busca ativa recebemos denúncias e reclamações quase diariamente da presença de moradores em situação de rua nos mais diversos pontos da cidade. A equipe de abordagem convida e oferece os serviços do Centro Pop, mas não os obriga a frequentar o equipamento.

Entre os meses de abril e junho a equipe do Centro Pop realizou 1.201 atendimentos à 247 pessoas. Nesse período foram fornecidas 112 passagens para migrantes e 905 refeições, entre outras ações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!