Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Treinamento habilita veterinários mineiros para emissão de guia para transporte de suídeos


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) concluiu mais um treinamento de médicos veterinários para habilitação em emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para suídeos. O curso, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com a participação de 27 profissionais que atuam como responsáveis técnicos em granjas de suínos no estado de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A GTA é documento oficial exigido pelo IMA para o transporte de animais dentro e fora do estado. Este documento traz especificados o número de animais daquele lote e as respectivas idades, a espécie e a finalidade do transporte, entre outros.

No caso dos suídeos, objeto do curso, a GTA traz informações específicas como, por exemplo, a obrigatoriedade de informar se os suínos destinados ao trânsito com finalidade de reprodução são procedentes de Granjas de Reprodutores de Suídeos Certificadas (GRSCs), o que é obrigatório.

Divulgação/IMA

Integração
“Esse treinamento é importante para que os veterinários das granjas possam emitir adequadamente as GTAs. Ao mesmo tempo, essa habilitação é uma forma de integração importante do IMA com a iniciativa privada, pois os veterinários habilitados ajudam no diagnóstico de doenças que podem acometer os suídeos”, relata a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Suídea do IMA, Júnia Mafra.

Júnia destaca, também, que o treinamento contou com a participação de médicos que já haviam obtido a habilitação e que participaram para reciclar conhecimentos.

“O treinamento não se restringe somente à emissão da GTA, mas a tudo a que ela se refere no âmbito da defesa sanitária. Este tipo de curso é uma iniciativa importante principalmente porque Minas conquistou, há um ano, o status de área livre de peste suína clássica (PSC) junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), abrindo oportunidades para os produtos da suinocultura mineira no mercado internacional. Diante disso, todos os elos do setor, entre as áreas pública e privada, precisam estar vigilantes para a manutenção desse status”, reforça.

O treinamento para os médicos veterinários foi ministrado pelo IMA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A habilitação ocorreu na semana passada.

Suídeos no estado
Minas Gerais possui um plantel com 3,2 milhões de suínos em 1,2 mil granjas, sendo 27 delas GRSCs, estabelecimentos considerados de primeira linha no âmbito da suinocultura. O estado ocupa o primeiro lugar nacional em exportação de genética para o mercado doméstico. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm