Jovens recebem orientações sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


Nesta quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi estabelecida após um crime bárbaro cometido contra uma criança.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Neste mesmo dia e mês do ano de 1973, a menina de Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Os agressores nunca foram punidos.

Desde então as autoridades alertam a sociedade sobre a necessidade de combater esses abusos contra os jovens. Para isso é preciso fazer as denúncias para a polícia e os demais órgãos competentes.


Apenas em 2016 foram 17,5 mil casos. A maior parte das denúncias é referente aos crimes de abuso sexual (72%) e exploração sexual (20%). Os dados estatísticos mostram a importância da repressão aos crimes.

Nesta quinta (18) foi proferida uma palestra sobre o tema para os alunos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF), do bairro Santos Dumont. Também participaram as crianças do projeto AABB Comunidade.

Shirley Amaral, psicóloga do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), e da Polícia Civil em Pará de Minas, explica a diferença que existe entre o abuso e a exploração sexual:


Shirley Amaral
combateexploracaoshirleyamaral1

Ela revela que a situação dos abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes em Pará de Minas é preocupante. Tendo em vista uma população superior a 90 mil habitantes, os números de casos são altos:

Shirley Amaral
combateexploracaoshirleyamaral2

Vilson Antônio dos Santos, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, destaca a importância de chamar a atenção dos jovens para os cuidados que devem ser tomados para evitar novas vítimas:


Vilson Antônio dos Santos
combateexploracaovilsonantonio

As denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100. As ligações são gratuitas e as informações podem ser repassadas de forma anônimas. O atendimento é 24 horas, inclusive aos domingos e feriados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!