Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Líder sul-coreano diz que conflito com Coreia do Norte é altamente possível

Jung Yeon-Je/Reuters

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta quarta-feira (17) que existe uma “alta possibilidade” de um conflito com a Coreia do Norte, país que está levando adiante programas de mísseis e nuclear que diz serem necessários para se contrapor a uma agressão dos Estados Unidos. As informações são da agência Reuters.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os comentários de Jae-in vieram horas depois de a Coreia do Sul, que abriga 28.500 soldados norte-americanos, dizer que deseja abrir um canal de diálogo com o vizinho do norte. Ele visa uma política dupla, envolvendo sanções e diálogo, para tentar conter os norte-coreanos.

A Coreia do Norte não faz segredo do fato de que está desenvolvendo uma míssil de capacidade nuclear que seja capaz de atingir o território continental dos EUA, e vem ignorando os pedidos para que interrompa os seus programas de mísseis e nuclear – até da China, sua única grande aliada.

Pyongyang realizou seu lançamento de míssil balístico mais recente no domingo, desafiando o Conselho de Segurança da ONU, e disse ter se tratado de um teste de sua capacidade para transportar “uma ogiva nuclear pesada e grande”, provocando críticas do Conselho.

“A realidade é que existe uma alta possibilidade de um conflito militar na Linha de Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês) e na linha de demarcação militar”, disse Moon, segundo a Casa Azul, a residência presidencial sul-coreana.

Ele também disse que os recursos nucleares e de mísseis do Norte parecem ter progredido rápido recentemente, mas que o Sul está pronto e capacitado para reagir caso o Norte ataque.

Moon venceu a eleição presidencial da Coreia do Sul na semana passada com uma abordagem mais moderada em relação ao vizinho e disse, depois de tomar posse, que quer buscar o diálogo, assim como a pressão. Mas ele ainda afirmou que a Coreia do Norte precisa mudar sua atitude de insistir em levar adiante seu desenvolvimento de armas antes de um diálogo ser possível.

O porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, Lee Duk-haeng, disse a repórteres que a postura mais básica do governo é que as linhas de comunicação entre as Coreias deveriam ser reabertas. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm