Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Música, dança e esporte entram em ação contra a violência em BH

Divulgação/Sesp

Quem esteve na Pedreira Prado Lopes, na região Noroeste de Belo Horizonte, no último fim de semana, teve a oportunidade de presenciar uma tarde diferente na comunidade. Cerca de 150 pessoas assistiram e participaram de apresentações de música, dança, esporte, exposições de artesanato e de grafite.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Toda a programação ocorreu, na semana passada, no “Pedreira pela Paz”, evento promovido pelo programa Fica Vivo!, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Associação de Moradores local, Grupo Especializado de Áreas de Risco (Gepar) da Polícia Militar, entre outros.

As manifestações culturais, artísticas e esportivas que incrementaram a ação são resultado das 13 oficinas que são oferecidas pelo Fica Vivo! no CPC da Pedreira. O programa Mediação de Conflitos também marcou presença esclarecendo sobre direitos, apresentando o trabalho desenvolvido e agendando atendimentos. Foi montado, ainda, um ponto do Centro de Saúde da comunidade para que as pessoas pudessem colocar a vacinação em dia.

O objetivo da ação foi promover a união da comunidade e mostrar que é possível a construção conjunta de um território de paz. Como destacou o gestor do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) da Pedreira – onde são desenvolvidos os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos – Alexandre Moreira, o “Pedreira pela Paz” foi uma resposta pacífica aos recentes conflitos entre as regiões identificadas como “Carmo do Rio Claro” e “Beco do Fí”.

“Eventos como esse mostram a todos que a Pedreira é um bom lugar para se viver em paz”, ressaltou Moreira. Para ele, muitas vezes, a comunidade não tem a oportunidade de participar de atividades de lazer, de desconstrução e que também levam a uma reflexão, como é o caso do duelo de MC’s.

O comandante do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) na região da Pedreira, tenente Cleverton Gonçalves, que atua na comunidade, disse que um dos pilares do policiamento comunitário é o resgate da dignidade e cidadania da população.

“O nosso objetivo é tentar trazer de volta valores como cultura, esporte e lazer, principalmente com o público infanto-juvenil. Com os jovens envolvidos com as atividades temos mais chance de afastá-los da vida do crime e garantimos um ambiente mais seguro na comunidade”, afirmou.

Já o vice-presidente da Associação Comunitária da Pedreira, Webert de Oliveira, contou que a região passou por um período de muito conflito e que trabalhos como o de sábado servem para mostrar aos moradores que há muitas boas atividades sendo desenvolvidas na comunidade, sobretudo para afastar os jovens da violência e criminalidade.

Fica Vivo!
O Fica Vivo! é um programa que possui foco na prevenção e na redução de homicídios de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de homicídios. O programa Fica Vivo! articula dois eixos de atuação: Proteção Social e Intervenção Estratégica.

No eixo Proteção Social, a partir da análise da dinâmica social das violências e da criminalidade dos territórios, o programa promove oficinas de esporte, cultura e arte; realiza projetos locais, de circulação e institucionais; faz atendimentos individuais dos jovens e promove Fóruns Comunitários. Além disso, o programa articula com os serviços públicos para encaminhamentos de adolescentes e jovens.

No eixo Intervenção Estratégica, o programa promove a articulação interinstitucional entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), as Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos municipais de Segurança Pública.

Esse eixo contempla a operacionalização de Policiamento Preventivo Especializado, realizado pelo Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco da Polícia Militar (GEPAR) que visa, dentre outros, a ampliação da sensação de segurança e da legitimidade do policiamento preventivo e das ações repressivas. Além disso, esse eixo contempla também a formação e funcionamento dos Grupos de Intervenção Estratégica (GIE), que têm como principal objetivo a prevenção e redução de conflitos e rivalidades violentas por meio da ampliação da assertividade e tempestividade das ações repressivas realizadas nas áreas de abrangência do Programa. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm