Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Governo quer que escolas exijam caderneta de vacinação de alunos

A caderneta de vacinação poderá ser um item obrigatório para matrícula de estudantes nas escolas. A medida, anunciada nesta quarta (15), faz parte da colaboração entre os ministérios da Saúde e Educação. “Temos uma legislação que fala que poderá ser exigida a carteira de vacinação [pelas escolas]. Queremos transformar esse poderá em algo concreto”, explica o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Silva.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A parceria entre as pastas é permanente no âmbito do Programa Saúde na Escola. O governo quer, em abril, atualizar essa parceria por meio de portaria para dar mais ênfase a medidas como a obrigatoriedade da caderneta de vacinação. O documento poderá ser solicitado ainda este ano e nas matrículas a partir do ano que vem.

A intenção é uma maior colaboração entre os setores da Saúde e Educação. “[As escolas] poderão explicar a importância disso para as famílias, explicar o calendário de vacinação. Às vezes, dependendo, a família pode não entender em que momento se deve dar essa vacina. É o papel proativo da educação”, diz o secretário.

Com as informações em mãos, as escolas e as secretarias municipais e estaduais poderão orientar as famílias a buscar os postos de vacinação ou mesmo articular ações para vacinar um maior número de estudantes.

O secretário explica que o objetivo é orientar famílias e estudantes. Caso o estudante não tenha a caderneta ou ela esteja desatualizada, ele não sofrerá nenhum tipo de punição. “Não é uma exigência que impede a criança de participar, é um mecanismo de participação das escolas e dos sistemas no aumento da eficácia da imunização do Brasil”, ressalta.

Vacinação nas escolas
A medida foi discutida em coletiva de imprensa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde, quando foi anunciada a vacinação contra o HPV e a meningite C nas escolas este ano. Serão distribuídas 10,5 milhões de doses contra o HPV para vacinar 8,3 milhões de meninas e meninos. Já o público-alvo da vacina contra meningite C é formado por 7,2 milhões de adolescentes de 12 e 13 anos. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm