Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Inscrições abertas para o Curso Técnico em Conservação e Restauro da Faop

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) está com inscrições abertas até o dia 19 de janeiro para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro com ingresso no primeiro semestre de 2017. São oferecidas 36 vagas gratuitas, sendo 18 para o período da manhã e 18 à noite. As aulas têm início no dia 22 de fevereiro e acontecem de segunda a sábado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Curso Técnico em Conservação e Restauração da Faop é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre os mais tradicionais do país, sendo referência internacional no campo de restauração de bens culturais móveis em papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Os alunos têm a oportunidade de contribuir com a preservação de acervos de comunidades da região.

Composto por cinco módulos semestrais e carga horária total de 1.702, o curso promove a formação de profissionais capacitados para atuação em museus, fundações, bibliotecas, arquivos e demais atividades ligadas à preservação e conservação do patrimônio cultural e artístico.

Para se candidatar, os interessados devem ter concluído ou estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio. O processo seletivo é composto por provas de língua portuguesa e química, além de redação e prova de aptidão visual e motora.

O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Faop, pelo endereço www.faop.mg.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 e as provas acontecem no dia 28 de janeiro de 2017.

Curso Técnico em Conservação e Restauro
Teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio na década de 1970. Considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil, é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

O processo ensino-aprendizagem é conduzido de modo a aliar a fundamentação conceitual à vivência prática. Nos dois primeiros módulos, a carga horária teórica é intensa, fornecendo a formação conceitual.

O aluno pratica inicialmente simulações do processo de restauro e, posteriormente, atua com acervos reais comunitários; todo o processo é orientado pelos professores de ateliê que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês: para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação – papel, escultura policromada e pintura de cavalete – que se encerra mediante relatório final.

Essa estratégia de ensino-aprendizagem garante aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho e, às comunidades guardiãs, garante o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens.

Serviço:
Inscrições abertas para o Curso Técnico em Conservação e Restauro | 1º semestre de 2017
Inscrições: 23 de novembro de 2016 a 19 de janeiro de 2017
Data do Processo Seletivo: 28 de janeiro de 2017
Taxa de Inscrição: R$ 60
Informações: (31) 3551-2014 ou nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm