Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Alerta: Golpe da Lista Telefônica

listtreleO denominado “Golpe da Lista Telefônica” apesar de se tratar de prática criminosa antiga, habitual e “consagrada”, amplamente divulgada na mídia, inclusive pelo Jornal Estado de Minas e pela Globo.com, ainda faz vítimas rotineiramente em todo o Brasil. Os golpistas, cada vez mais criativos, enganam até mesmo os consumidores mais atentos e perspicazes. A realidade é que esse golpe ainda assombra os empresários por todos os estados do Brasil.

O golpe da lista telefônica funciona, mais ou menos, da seguinte forma: o empresário ou o seu preposto recebe uma ligação do golpista que se identifica como representante de uma empresa de publicidade ou da própria lista telefônica de nome fictício, quando não se faz confundir com a Lista Sabe, Net Lista, Brasil Listas, Tele Listas, dentre outras. Após a apresentação, o golpista solicita uma atualização cadastral ou a assinatura de um contrato ou solicitação de serviços, que é enviado por fax para a vítima. E pela correria do dia a dia e/ou pela pressão exercida pelo golpista a vítima acaba assinando o documento e encaminhando por fax ao golpista. A partir daí começa o pesadelo da vítima. São inúmeras as ligações, de diversos “setores” da quadrilha especializada, ora do “consultor de vendas”, ora do “financeiro”, ou mesmo do “jurídico”, cobrando da vítima pagamentos de valores absurdos, conforme discriminado no documento assinado. E muitas vezes o empresário ou seu preposto assinam outros documentos, denominados termos de acordo, na inútil tentativa de por fim às constantes cobranças e ameaças.

Os golpistas pressionam as vítimas, ameaçando de registrar o nome da empresa no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC/SERASA, no Cartório de Protestos, de ajuizar ações judiciais de cobrança e execução, de penhora de bens, bloqueio de valores nas instituições financeiras, dentre outras técnicas maliciosas para forçar a vítima a efetuar os pagamentos solicitados. E tem mais: quando a vítima paga os valores solicitados naquela oportunidade, aí que o pesadelo aumenta. Quando isso acontece, os golpistas se sentem confortáveis para, de tempos em tempos, efetuarem novas cobranças, através de ligações inoportunas, alegando novos valores, referentes a outros períodos, renovação automática de contratos, dentre outros argumentos maliciosos.

E como ficar livre desse tormento? A única orientação que pode ser oferecida é a prevenção. O empresário deve ler atentamente todo documento antes da sua assinatura e treinar seus prepostos no mesmo sentido. O ideal é que todo documento seja analisado previamente pelo jurídico da empresa. E para as pequenas empresas que não possuem departamento jurídico, que são as maiores vítimas desse tipo de golpe, devem pelo menos ter muito cuidado na assinatura de documentos. Deve-se checar a procedência do serviço solicitado antes de assinar qualquer contrato. Os anunciantes sempre devem verificar se a empresa existe mesmo, entrar em contato novamente, confirmar os dados e os valores e a veracidade das informações. A Associação Brasileira de Listas Telefônicas recomenda que anunciantes não confirmem dados por telefone ou paguem pelo que não foi contratado.

No caso de golpes já aplicados, de situações já concretizadas, a vítima deve procurar o PROCON Municipal ou Estadual para apresentar sua reclamação e procurar delegacias especializadas em crimes contra a economia e relações de consumo, estelionato, emissão de duplicatas simuladas, falsificações e defraudações.  

Portanto, fica o alerta para todos os empresários e seus prepostos sobre a aplicação ainda usual e rotineira do chamado golpe da lista telefônica, devendo as vítimas em potencial tomar os cuidados necessários para se prevenir dessas verdadeiras armadilhas aplicadas por golpistas treinados e organizados, tendo em vista que o número de vítimas e os valores pagos a essas quadrilhas ainda é assustador.

Leia outros artigos de Giovane Mendonça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm