Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite mobiliza unidades de saúde para imunizar crianças


O Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite movimenta quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pará de Minas neste sábado (18) para atender a população das 8h às 17h, a exceção das unidades do bairro João Paulo, CAIC e do Distrito de Carioca.

A meta da campanha é imunizar 4.300 crianças paraminenses contra as duas doenças até o dia 31 deste mês. Não existe nenhuma contraindicação para tomar a vacina. A campanha é direcionada para as crianças de 1 a menor de 5 anos.

Os adultos deverão apenas atualizar o cartão de vacinação. O Ministério da Saúde pretende vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças com o objetivo de diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo.

As doenças tinham sido eliminadas no Brasil, mas recentemente foi constatado um surto de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Casos em outras regiões também estão sendo investigados.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, lembra que a imunização já está sendo realizada nas unidades durante a semana para que não haja uma grande aglomeração de pessoas durante o Dia D:


Paulo Duarte
diadpauloduarte01

O calendário de vacinação na zona rural já foi divulgado pelo município (veja abaixo) e os moradores devem ficar atentos aos locais e horários. É indispensável levar o cartão de vacina para que a aplicação das doses seja registrada:

Paulo Duarte
diadpauloduarte02

A baixa cobertura vacinal da população pode ter sido provocada por informações contrárias da vacina em redes sociais. Muitas pessoas não estão procurando orientação médica e acreditam nessas orientações:

Paulo Duarte
diadpauloduarte03

Segue abaixo o roteiro de vacinação na zona rural:
Segunda-feira – 20 de agosto
8h – Córrego do Barro
9h – Trindade

Terça-feira – 21 de agosto
8h – Guardas
8h30 – Penhas
9h – Paraíso
9h30 – Gorduras

Quarta-feira – 22 de agosto
8h – Aparição
9h – Córrego das Pedras
9h30 – Limas do Pará

Quinta-feira – 23 de agosto
8h – Sobrado
8h30 – Bom Sucesso
9h – Paivas
9h30 – Caetano Preto

Sexta-feira – 24 de agosto
8h – Palmital
9h – Brás Correia

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!