Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Casa Civil articula participação de Minas Gerais na Conferência Mundial de Turismo

Representantes da cultura mineira estiveram reunidos com a secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e de Relações Institucionais, Mariah Brochado, para discutir a possibilidade de um intercâmbio cultural entre Minas Gerais e Portugal, por meio do turismo religioso.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para Mariah Brochado, a ideia é aproveitar a realização da Conferência Mundial de Turismo, promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na cidade de Fátima, em Portugal, no mês de novembro deste ano, para unir as comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima com a tradição religiosa de Minas Gerais.

“Pretendemos articular, com antecedência, um comitê com foco no intercâmbio cultural entre as duas regiões e explorar a identidade religiosa presente, tão como o potencial do turismo religioso em Minas Gerais”, explica a secretária. “Vamos alavancar bons projetos para dar visibilidade à diversidade cultural de Minas Gerais”, completa.

A cantora Titane, que participa das discussões, propôs levar a Portugal a encenação da peça “A Santinha e os Congadeiros”, escrito pelo renomado diretor João das Neves.

“Um espetáculo feito por membros da irmandade do Rosário, das cidades de Contagem e de Oliveira. O elenco é formado por atores negros e eles encenam um texto que narra um dos mitos formadores do congado mineiro: o encontro de Nossa Senhora com os negros”, relata Titane.

A ideia surgiu durante o IV Encontro de Minas Gerais – Ourém, ocorrido entre 21 e 24 de junho, na cidade de Ourém, em Portugal, para estreitar as relações econômicas entre Portugal e Brasil.

Na ocasião, a secretária adjunta da Casa Civil encontrou a cantora, que expôs o projeto com o intuito de aproveitar a oportunidade de divulgar uma importante manifestação cultural, religiosa e popular de Minas Gerais em um grande evento de turismo internacional. A previsão é que 8 milhões de turistas participem da conferência.

O evento é uma oportunidade de estabelecer conexões da religiosidade mineira com a religiosidade portuguesa através do congado e explorar as particularidades de datas importantes para os católicos em Minas e no Brasil: o aniversário de 250 anos de peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

“O congado é uma tradição mineira, tem uma história similar com o acontecimento de Fátima, pois tem a aparição. Além disso, Nossa Senhora Aparecida tem o perfil e definição estética muito diferentes dos santos e deuses ocidentais”, aponta Mariah Brochado.

Documentário
Mariah Brochado revelou que um dos desdobramentos do projeto seria a o registro dos preparativos da viagem e encenação do espetáculo em um documentário sobre as atividades da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), que está sendo produzido pela agência Máquina Cohn and Wolfe.

“É um documentário que vai falar sobre as perspectivas da Assessoria de Relações Internacionais, onde incluiremos todo o trabalho de elaboração, diálogo e parceria da Titane até a apresentação em Portugal, o gran finale”, explica.

Apoio
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, também presente na discussão, considera o projeto uma oportunidade de promover o turismo mineiro. “É um projeto que tem tudo a ver com o que nós queremos. Temos essa produção cultural em todo o estado de Minas Gerais e seria emblemático divulga-la fora do país”, afirma.

Para o jornalista e assessor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Américo Antunes, a discussão do projeto é propícia para explorar as várias faces de Maria, mãe de Jesus, nas religiosidades portuguesa e mineira. “Acho que a originalidade do projeto está no fato de se explorar as várias aparições de Nossa Senhora. Tem tudo a ver com o momento do povo português e também com o nosso”, declara.

Já o maestro Andersen Viana afirma que existem várias formas de se contribuir com a comitiva. “Posso colaborar de diversas maneiras. É um projeto fantástico que tem o meu total apoio”, diz.

Tradição congadeira
Para Titane, levar essa tradição repleta de sincretismo religioso para Portugal é uma oportunidade preciosa de mostrar a diversidade da cultura brasileira e como Minas Gerais contribui para esse cenário.

“Quando se trata da cultura brasileira, a cultura mineira tem um espaço muito especial e ela tem sido, cada vez mais, muito apreciada fora do país”, diz a cantora.

Com suas viagens internacionais, Titane percebeu que existe uma curiosidade muito grande em relação à efervescência cultural do país. “Pelas andanças nossas pelo mundo, as pessoas querem saber além do Carnaval. Elas desejam saber sobre nossa música, nossas obras de arte e os artistas. Existe uma curiosidade muito grande sobre a exuberante produção artística em Minas Gerais”, finaliza.

Rede Minas
A presidente da Rede Minas, Jordana Almeida, aproveitou o encontro para para detalhar o projeto Italia Nostra, uma série de oito documentários a serem produzidos pela emissora, em parceria com a TV Poços, da cidade de Poços de Caldas, que contam a história e a influência da imigração italiana em Minas Gerais.

A gestora destaca que o papel da Rede Minas é explorar todos os temas que dizem respeito ao estado e manifestou apoio ao projeto. “A secretária Mariah nos procurou e colocou Portugal como uma segunda parte do projeto. Acho a iniciativa válida, porque a Rede Minas encaixa-se em todos os campos quando o assunto é Minas Gerais”.

Jordana também ressalta que a religiosidade mineira sempre é retratada na programação do canal, caso da parceria com a TV Horizonte e a Arquidiocese de Belo Horizonte na transmissão das missas dominicais direito do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm