Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Touro da Epamig está entre os melhores do ranking brasileiro

Epamig/Divulgação

O touro Jivago da Epamig foi classificado como 12º do ranking nacional, num grupo de 40 animais, pelo Sumário Brasileiro de Touros 2018 – 26º Grupo de Touros do Teste de Progênie e pela 9ª Prova de Pré Seleção. Na classificação geral, que inclui cerca de 400 touros, Jivago conquistou a 42º posição.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O teste e a prova, realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), avaliam várias características nos touros e em suas filhas para identificar os melhores em genética Gir Leiteiro do país.

Uma das principais características avaliadas é a produção de leite das filhas dos touros. O chefe da Unidade Regional da Epamig Oeste, Fernando Franco, explica que quanto mais filhas avaliadas, com boa produção de leite, e quanto mais presente no maior número de rebanhos o touro tiver, maior é a sua confiabilidade e melhor ranqueado ele será.

“Este resultado demonstra que a Epamig está desenvolvendo muito bem o trabalho por meio do seu Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro”, comemora Franco.

O pesquisador, Leonardo de Oliveira Fernandes, informa que, além da produção de leite, são avaliadas características como idade ao primeiro parto, produção e teor de gordura do leite, proteína e sólidos não gordurosos do leite, coeficiente de parentesco, características de conformação e manejo (corporais, de úbere, aprumo, facilidade de ordenha e temperamento), genótipo para beta caseína e beta-lactoglobulina.

Segundo ele, nos últimos anos, treze touros da Epamig foram avaliados no Teste de Progênie, sendo que nove deles conquistaram resultados positivos para produção de leite.

“Na avaliação top 10% para composto de perna e pés, o touro Jivago da Epamig se destaca. Já na avaliação top 10% para composto de úbere, além do Jivago, se destacam os touros Xiato da Epamig, Garoto da Epamig e Fado da Epamig”, comenta. Para o pesquisador, o trabalho da empresa, desenvolvido junto ao Teste de Progênie, resulta em maior produção de leite, garante bons aprumos e qualidade de úbere, fatores importantes para a longevidade da vaca de leite, e gera menores custos de investimento.

Fernandes acrescenta que o Programa de Melhoramento Genético da Raça Gir Leiteiro da Epamig atua em outras linhas de pesquisa para melhorar o temperamento do animal, qualidade do leite e eficiência reprodutiva. Por meio do programa, a Epamig participa do Sumário, também, como instituição de pesquisa parceira. A empresa disponibiliza todo seu rebanho do Campo Experimental Getúlio Vargas para receber as doses de sêmen do Teste de Progênie e produzir as filhas dos touros que serão avaliadas. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm