Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Comissão aprova contratação adicional de energia solar por concessionárias

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica a contratarem, pelo menos, 200 megawatts (MW) médios adicionais de geradoras da região Nordeste que utilizem sistemas fotovoltaicos – energia elétrica produzida a partir de luz solar.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Pelo texto aprovado – Projeto de Lei 612/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) –, a contratação da energia adicional de fonte solar deverá ser feita por licitação, na modalidade leilão, sendo escolhido o empreendimento que ofertar o menor preço por unidade de energia produzida. As contratações deverão ser realizadas anualmente por um período de cinco anos.

A proposta prevê ainda que os contratos terão prazo de vigência de 20 anos, contados da data neles estabelecida para o início da operação comercial dos empreendimentos de geração.

Ganhos de escala
Relator no colegiado, o deputado Silas Câmara (PRB-AM), apresentou parecer pela aprovação. Para ele, a definição de montante mínimo de contratação anual de energia solar é importante para permitir ganhos de escala na cadeia produtiva desse tipo de energia, reduzindo custos de produção e favorecendo o desenvolvimento de parques solares.

Silas Câmara destacou ainda que, além de vantajosa para todo o País, a medida é essencial para o abastecimento do Nordeste, que em fevereiro de 2017 foi abastecida com energia elétrica produzida por eólicas (25%), térmicas (25%) e hidrelétricas (22%), sendo o restante importado de outras regiões.

“Esses números mostram uma situação vulnerável, que poderia ser facilmente revertida com a exploração da energia solar, cujo potencial na região é grande”, disse o relator. Com Agência Câmara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm