Decreto muda licenciamento ambiental em MG para reduzir burocracia e aumentar fiscalização


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável publicou novo decreto que poderá representar avanço nos procedimentos ambientais no Estado de Minas Gerais. A meta é reduzir a burocracia nos processos de licenciamento e intensificar a fiscalização.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entre as mudanças estão o detalhamento de procedimentos sobre o Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS) e para o Licenciamento Ambiental Concomitante, o que não era previsto na legislação anterior.

Por meio do LAS será autorizada a instalação e a operação de atividades ou empreendimentos feitos com cadastro eletrônico ou pela apresentação do Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

Isso se aplicará nos casos em que a atividade for enquadrada como de pequeno potencial poluidor. Outra novidade da nova norma é a criação do Termo de Compromisso para Conversão de Multa (TCCM).

As multas simples poderão ser revertidas em preservação, melhorias e recuperação ambiental. As novas propostas foram bem aceitas pelo biólogo José Hermano de Oliveira Franco.

O presidente interino do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) de Pará de Minas ressalta que o modelo de licenciamento exigia muito na formatação do processo e depois não havia uma fiscalização mais efetiva. A expectativa é de que essa realidade seja alterada:


José Hermano de Oliveira Franco
decretoambientaljosehermano1

A mudança que muitos ambientalistas almejam pode ser adotada de forma gradativa. Os licenciamentos envolvem vários setores produtivos da sociedade e será preciso quebrar muitas barreiras para que o avanço aconteça de fato:

José Hermano de Oliveira Franco
decretoambientaljosehermano2

O decreto publicado foi o de número 47.383/2018, que substituiu o decreto de número 44.844, de 2008. A nova norma também privilegia o uso de processos eletrônicos que proporcionando maior celeridade no atendimento das demandas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!