Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Brasileiro precisa aprender a planejar gastos para controlar receitas e despesas, alerta economista


O Comitê Nacional de Educação Financeira realiza até domingo, 20 de maio, a Semana Nacional de Educação Financeira. Nesta edição a população é convocada a refletir em formas de administrar melhor o próprio dinheiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Dados estatísticos indicam que o brasileiro ainda não compreendeu tudo que envolve receitas e despesas. A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira vem alertando para a mudança desse cenário.

Os consumidores precisam entender todos os fatores que influenciam as escolhas financeiras para conseguir equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo.

Para o economista Eduardo Almeida Leite, a educação financeira deveria ser uma matéria da grade curricular das escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental. Só assim as novas gerações adotarão a cultura do planejamento dos gastos:


Eduardo Almeida Leite
educacaofinanceiraeduardoleite1

Uma dica importante é que todo produto ou serviço que o consumidor considerar barato seja calculado o custo mensal e anual. Com essas informações que a pessoa descobrirá o valor final, os juros embutidos, entre outros detalhes importantes:

Eduardo Almeida Leite
educacaofinanceiraeduardoleite2

Não existe parcelamento e financiamento sem juros e por isso as famílias precisam ficar atentas. A recomendação é que as compras sejam efetuadas à vista, pois possibilitam até mesmo um bom desconto:

Eduardo Almeida Leite
educacaofinanceiraeduardoleite3

O planejamento financeiro pode ser feito com anotações em papel, planilhas de programas de computadores ou aplicativos de celulares. Registrar toda a vida financeira é essencial para que seja feito um bom planejamento do orçamento:

Eduardo Almeida Leite
educacaofinanceiraeduardoleite4

Os especialistas em finanças destacam algumas dicas importantes que o cidadão deve considerar para controlar receitas e despesas. Veja.

Acompanhe de perto seus gastos e despesas por meio de planilhas, gráficos e anotações.

Considere imprevistos e gastos extras antes de assumir compromissos, especialmente em longo prazo.

Antes de novas compras, procure quitar e negociar suas dívidas.

As faturas não quitadas incorrem em juros altos e podem se transformar na chamada bola de neve que acaba com o orçamento.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm