Vacinação contra a gripe atinge 67,9% e quase 11 mil paraminenses já estão imunizados


No dia 17 de abril teve início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. O Ministério da Saúde comprou 60 milhões de doses e distribui para os mais de cinco mil municípios brasileiros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A imunização contra a gripe tem como prioridade as pessoas a partir de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada.

Também os povos indígenas, gestantes com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, entre elas adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, e os funcionários do sistema prisional.

As vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades básicas de saúde e na Policlínica. No sábado, 13 de maio, foi realizado o Dia D da vacinação e a procura foi muito boa em todos os postos de saúde.

A avaliação é de Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde. Ele lembra que a procura só não foi maior porque muitas pessoas já haviam tomado a dose da vacina nas semanas anteriores:


Paulo Duarte
balancovacinacaopauloduarte1

Disse que foi atingido o índice de vacinação de 67,9% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é 90% de cobertura vacinal. Em números, isso significa que 10.858 paraminenses já foram imunizados. O objetivo é chegar a 16 mil doses aplicadas:

Paulo Duarte
balancovacinacaopauloduarte2

A vacina contra a gripe continua sendo disponibilizada na Policlínica. Não existe contra-indicação, exceto as pessoas que tem uma forte alergia a clara do ovo de galinha. Esses casos são muito raros.

De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2016 o índice atingiu 93,5% de cobertura vacinal. Esse registro estatístico aconteceu pela primeira vez e por isso as metas foram ampliadas visando proteger ainda mais a população.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!