Lula é cidadão paraminense e Movimento Brasil Livre quer a anular título concedido ao ex-presidente

Rovena Rosa/Agência Brasil

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais as fotos do Projeto de Lei 161 do ano de 2001, de autoria do ex-vereador Eustáquio Lopes Correia, o Taco do Carioca, concedendo o Título de Cidadania Paraminense ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A proposta foi apresentada e aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas no dia 21 de dezembro de 2001. A homenagem foi aprovada por 14 votos a favor e 1 contra.

Na ocasião o único voto contrário foi do ex-vereador Levi Solano Severino. Um fato interessante é que no relatório a Comissão Especial que analisou o pedido reconheceu que Lula não havia feito nada pelo município.

Porém, o texto escrito à mão previa a possibilidade do então candidato assumir a presidência da república e com isso trazer muitos benefícios para Pará de Minas no futuro. A lei foi sancionada pelo ex-prefeito Inácio Franco (PV).

Redes Sociais

Na época o líder petista tinha uma reputação até então inquestionável pelo histórico de lutas pela classe trabalhadora. Ele venceu diversas barreiras até chegar ao comando do Palácio do Planalto.

Lula nasceu no dia 27 de outubro, na cidade de Guaranhus, no estado de Pernambuco. Ele se mudou para a cidade de Guarujá, interior de São Paulo, onde aos 7 anos vendeu amendoim, tapioca e laranja pelas ruas.

Em janeiro de 1966 ingressou nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país com sede no município de São Bernardo do Campo, na região do ABCD paulista. Ele teve contato com o sindicalismo por meio de seu irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, que era filiado ao Partido Comunista Brasileiro – PCB.

Redes Sociais

Ele era casado com a falecida Marisa Letícia, com quem teve cinco filhos. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e contribui para que a sigla conseguisse apoiadores por todo o território nacional.

Depois de uma longa trajetória política e mesmo negando o cometimento de crimes, o agora o ex-presidente da república está preso e condenado em 1ª e 2ª instância por vários fatos denunciados durante a Operação Lavajato.

De acordo com Jean Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) em Pará de Minas, é uma vergonha manter o título de Cidadania Paraminense a um condenado e preso por corrupção ativa e lavagem de dinheiro:


Jean Santos
lulatitulodecidadaniajeansantos1

Será verificado com os atuais vereadores paraminenses a possibilidade de anular a condecoração ao ex-presidente. Caso contrário, uma ação judicial será movida para que a homenagem seja cancelada:

Jean Santos
lulatitulodecidadaniajeansantos2

O Título de Cidadania é um reconhecimento do Poder Legislativo Municipal a todas pessoas que não nasceram em Pará de Minas e contribuíram para o desenvolvimento do município. No caso ex-presidente Lula, os vereadores concederam o título mesmo reconhecendo que ele não havia feito nada pelo município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!