Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Sem dinheiro, HNSC suspende cirurgias eletivas e provedor diz que outros serviços poderão ser cortados


A crise financeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) continua e agora chegou a uma nova fase. A dívida da instituição filantrópica vem se acumulando ao longo dos últimos anos e chegou ao nível máximo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A afirmação é do provedor da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, entidade mantenedora da unidade de saúde, Osvaldo Alves Leite. Ele disse recentemente durante Assembléia Geral Extraordinária que a situação é crítica.

O diretor do único hospital de Pará de Minas deixou claro que houve um atraso em repasses do estado e a chamada Rede-Resposta do Pronto Socorro está comprometida. Os plantões dos médicos não são pagos há três meses e meio.

A falta de envio de subvenções por parte do município também vem dificultando o funcionamento do HNSC. A administração municipal já disse inúmeras vezes nos últimos anos que não tem obrigação legal de repassar essa verba para a entidade.

Osvaldo Alves Leite também disse que a partir desta segunda-feira, 17 de abril, as cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, por falta de dinheiro para o custeio. Como chegou ao limite devido a crise financeira, ele também disse à reportagem do Portal GRNEWS que outros serviços deverão ser cortados gradativamente no único hospital de Pará de Minas, que também atende a microrregião.

Nesta segunda-feira, 17 de abril, o provedor do HNSC participou de mais uma reunião com o prefeito Elias Diniz (PSD), o vice-prefeito Zezé Porfírio (PV) e o deputado estadual Inácio Franco (PV).

O provedor do HNSC diz que as autoridades reafirmaram a intenção de firmar parceria entre município e o hospital. Porém, ele destaca a necessidade de sair da promessa e enviar recursos financeiros para a entidade:


Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite1

O responsável pelo HNSC ressalta que a cobrança vem sendo direcionada ao gestor da saúde pública – o município. Reitera que não tem como administrar a prestação de serviço sem recursos para cobrir os custos:

Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite2

Apesar da crise, o hospital ainda não paralisou todas as suas atividades. No ano passado os médicos fizeram um movimento para que os salários atrasados fossem pagos e a saída voltou a ser um refinanciamento em um banco:

Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite3

Lembrou que os municípios vizinhos não ajudam a custear o atendimento da saúde pública em Pará de Minas e isso aumenta ainda mais o déficit. Uma situação que vem se arrastando e sem uma solução concreta:

Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite4

O provedor informa que o HNSC não está devendo impostos e os parcelamentos estão em dia. Porém, o nível de endividamento chegou ao limite e agora é preciso que o gestor público tome providências:

Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite5

A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustada há 15 anos e isso vem afetando drasticamente os hospitais em todo o Brasil. O HNSC não tem como contrair novos empréstimos por causa dos compromissos já assumidos e que estão sendo pagos:

Osvaldo Alves Leite
hnscosvaldoalvesleite6

A Secretaria Municipal de Saúde já informou que o convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição estava sendo negociado para que os repasses financeiros sejam feitos.

O prefeito Elias Diniz garantiu que o HNSC não fechará as portas, mas os serviços que já estavam precários, começaram a ser suspensos, como é o caso das cirurgias eletivas.

O chefe do Poder Executivo Municipal explicou também que os maiores agravantes tem sido a falta de repasses do governo de Minas Gerais e a forte crise financeira enfrentada pelo município. Contudo, garantiu que honrará todos os compromissos financeiros assumidos com o hospital. Mas ao que parece nenhum compromisso foi assumido até o momento. Caso contrário, os serviços não estariam sendo cortados, impedindo a população de ser atendida pelo SUS em determinados procedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm