Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Liberada captação de água no poço artesiano da Vila Raquel. Paraminenses formam fila no local


Na tarde desta sexta-feira, 17 de março, foi liberada a captação de água no poço artesiano localizado na rua Raquel Ferreira, na Vila Raquel, em Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O local havia sido interditado dia 4 de fevereiro após uma análise realizada pelo laboratório da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis constatar a presença da bactéria Escherichia Coli e Coliformes Totais, o que tornou a água imprópria para o consumo.

Diante dessa constatação o local passou por processo de higienização e melhorias. Nova análise feita por uma empresa contratada pela Prefeitura de Pará de Minas constatou que a água é de excelente qualidade.


Este anúncio foi feito pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura José Porfírio de Oliveira Filho no dia 22 de fevereiro. Á época ele falou que o poço seria reaberto naquela data ou no mais tardar no dia 23 de fevereiro.

Mas isso não se confirmou. No início de março ele afirmou que o poço permanecia fechado em razão da falta de assinatura do técnico responsável pela análise no laudo enviado ao município. Demorou cerca de 20 dias até o técnico da empresa instalada em Belo Horizonte assinasse o documento que possibilitaria a reabertura do poço artesiano.


No início desta semana José Porfírio de Oliveira Filho prometeu resolver esta situação rapidamente e cumpriu o que disse. A notícia que população aguardava ansiosamente e cobrava veio na tarde desta sexta-feira, 17 de março, por meio do coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária de Pará de Minas.

Como a água está própria para consumo, a torneira que fica instalada no muro do lado de fora do local onde fica a caixa d’água, foi liberada para que os paraminenses possam captar água no local.

A movimentação no poço artesiano já é grande desde a liberação. Formou-se uma fila de veículos o local. Pessoas com galões aguardavam pacientemente a vez. Uma delas, o senhor José Odilon se deslocou do bairro Recanto da Lagoa até a Vila Raquel com uma caminhonete cheia de recipientes e disse que vai utilizar a água para beber e cozinhar:

José Odilon
pocoavilaraqueljoseodilon2

Ele chegou ao poço artesiano com oito galões de 20 litros com intuito de abastecer sua casa com a água do poço e distribuir parte para alguns familiares e vizinhos que não tinham condições de buscar:


José Odilon
pocoavilaraqueljoseodilon1

Após a interdição, a Vigilância Sanitária realizou uma limpeza na caixa que armazena a água do poço, além da troca de tubulações e a poda de uma árvore que fica no local. Em seguida foram feitas outras análises que ainda constataram a presença da bactéria, com isso foi feito uma drenagem.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária de Pará de Minas Wander da Silva Rodrigues, após todo este trabalho foram feitas outras análises constatando que a água do poço artesiano da Vila Raquel, já não tem mais a presença da bactéria e está própria para o consumo da população:


Wander da Silva Rodrigues
pocoavilaraquelwanderdasilvarodrigues

O poço artesiano está localizado na rua Raquel Ferreira, na Vila Raquel, em Pará de Minas. A água é liberada gratuitamente para a população desde a perfuração deste poço em outubro do ano de 1969 do século passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm