Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Conselho Europeu defende retorno de migrantes à Turquia

turquia_bandeira
Os Estados-membros da União Europeia (UE) deverão ser chamados a colaborar, “com todos os meios”, com a Grécia, no retorno de migrantes irregulares para a Turquia, segundo as conclusões do Conselho Europeu, que se reúne até esta sexta-feira (18) em Bruxelas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No contexto do plano de ação conjunta com a Turquia e de seu aprofundamento, as conclusões do encontro indicam o uso de “todos os meios” no apoio à Grécia, lembrando que os países podem colaborar, em curto prazo, com guardas fronteiriços, especialistas em asilo e intérpretes.

O documento preparado para a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo inclui a necessidade de uma estratégia global para responder à crise migratória, com foco no controle das fronteiras externas.

Na lista de medidas está também a maior capacidade de recepção e de registro de migrantes (hotspots) e de concretizar a ajuda de emergência humanitária na Grécia.

“Os Estados-membros são convidados a fazer contribuições adicionais, no âmbito do mecanismo de Proteção Civil, assim como na base de apoio humanitário bilateral”, acrescenta o documento.

Com o número de refugiados prontos a serem recolocados superior às vagas oferecidas, os países devem rapidamente oferecer mais acolhimentos, diz o texto.

Após as conclusões da cúpula de fevereiro, o conselho deverá ainda apelar ao Banco Europeu de Investimento para que apresente, em junho, iniciativa específica de financiamento adicional com vistas ao “crescimento sustentável, infraestruturas vitais e coesão social” dos vizinhos dos países do Sul e dos Balcãs.

O avanço na reforma do sistema de asilo, na criação de uma guarda fronteiriça e a luta contra traficantes que fazem a travessia irregular de pessoas para a Europa também constam das conclusões.

A cúpula vai discutir ainda as questões do emprego, crescimento e da competitividade, as dificuldades no setor do aço e os avanços que podem ser feitos no âmbito da Conferência de Paris sobre Clima. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm