Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Artesãos de Minas Gerais participam de evento tradicional no Rio de Janeiro

Depois de participar da Feira Nacional de Artesanato realizada em Belo Horizonte, oito artesãos mineiros com trabalhos de outros 150 profissionais já se encontram no Rio de Janeiro, onde ocorre a mostra Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, de 15 a 18 de dezembro, nos jardins do Palácio do Catete.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene/Sedinor), mais uma vez apoia os artesãos com a logística necessária. A exposição estará aberta a partir do meio-dia desta quinta-feira e espera atrair os interessados em comprar artesanato para presentear no Natal.

O tradicional artesanato mineiro terá visibilidade com peças dos polos de cerâmica de Campo Alegre e Coqueiro Campo (Turmalina) e Santana do Araçuaí (Ponto dos Volantes), mobiliário de palha e couro, e instrumentos musicais de Chapada do Norte, tecelagem de Berilo e objetos de flandres e cestaria de bambu de Januária.

A escolha desses polos se deu pela organizadora do evento, que é a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, responsáveis pelo Promoart – Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural.

A maioria dos estados brasileiros estará no Rio de Janeiro mostrando e comercializando o que há de mais tradicional no artesanato, como objetos de decoração e acessórios feitos com trançados de capim dourado do Jalapão (Tocantins); cerâmica de São Gonçalo (Mato Grosso) com potes, panelas e miniaturas; brinquedos de miriti de Abaetetuba (Pará) e as miniaturas em balata de animais e tipos regionais, modelados com a seiva da balateira (árvore da família da seringueira), de Monte Alegre e Belém.

As artes de Juazeiro do Norte, como rendas de labirinto de Icapuí, cerâmica de Cascavel e as garrafas de areia de Aracati são destaques do Ceará; bordados e renda de bilro de Poço Redondo, tecelagem de Poço Verde, cerâmica de Itabaianinha e a renda irlandesa de Divina Pastora vêm de Sergipe, entre outras belezas do artesanato nacional, como as pêssankas de tradição ucraniana e as rendas de bilros de influência açoriana feitas em Florianópolis (Santa Catarina).

Mercado Brasil de Artesanato Tradicional tem se tornado, desde 2009, uma das mais importantes vitrines para os artesãos comercializarem as suas peças. É um evento reconhecido pelo Ministério da Cultura, com quem tem parcerias e convênios firmados, apoio financeiro e institucional de importantes empresas como Vale e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:
Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
Dias 16 a 18 das 10h às 19h
Local: Rua do Catete, 179, Catete – Rio de Janeiro Acesso integrado ao Museu de Folclore Edison Carneiro.
Metrô Estação Catete
Entrada gratuita
Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm