Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ALMG promove encontro internacional sobre direito a saúde

saude

Economistas, gestores públicos e representantes de nove países vão se reunir na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater os desafios para se garantir o atendimento a toda a população nos sistemas públicos de saúde. Durante o Encontro Internacional Direito a Saúde, Cobertura Universal e Integralidade Possível, que começa nesta quinta-feira (17/) e vai até sábado (19), serão discutidos temas como integralidade do direito a saúde, possibilidades orçamentárias na garantia desse direito e modelos adotados em várias nações para atendimento da população.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para o deputado Antônio Jorge (PPS), idealizador do encontro, essa discussão é fundamental no atual momento político brasileiro, especialmente por causa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/16, em tramitação no Senado Federal. A proposta pretende criar um teto para o crescimento dos gastos públicos federais nos próximos 20 anos, o que pode afetar a destinação de recursos para a saúde.

“Isso significa uma subtração, em valores de hoje, de R$ 80 bilhões no já notório subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Sair dessa encruzilhada sobre o que é direito e o que é possível exige a mobilização da sociedade. Por isso, a importância desse encontro”, avalia o parlamentar.

Direito de todos e dever do Estado
A Constituição Federal considera a saúde direito de todos e dever do Estado. Por isso, foi criado o SUS, que se baseia em três pilares: universalidade, igualdade de acesso e integralidade no atendimento. “Como concepção, o SUS é exemplar, um dos modelos mais interessantes do mundo. Mas, obviamente, ele tem problemas de implementação e um dos desafios é como construir um sistema único e, ao mesmo tempo, capaz de incorporar as realidades locais”, avalia Roberto Iunes, economista da saúde sênior do Banco Mundial e um dos convidados para o encontro.

Para ele, a cobertura universal e integral é positiva, mas é necessário ter em mente as limitações do País em termos de orçamento e recursos humanos, por exemplo. “É preciso conhecer a realidade nacional e estabelecer o que é prioridade, mas isso não é fácil. Vamos oferecer tecnologia de ponta para tratamentos complexos ou vacinas para todas as crianças? Abriremos para medicamentos experimentais?”, provoca. Reunir pessoas para discutir essas questões é, para Iunes, essencial. “O intercâmbio de experiências é fundamental. Entender quais são os desafios e as soluções propostas por outros países, aprender com eles e, por que não, ensinar um pouco também”, defende.

Entre os convidados do encontro internacional, estão nomes como o do ex-ministro da saúde José Gomes Temporão e da advogada da União Mariana Filchtiner Figueiredo. Entre os especialistas estrangeiros, estão o diretor-geral da Junta Nacional de Saúde do Uruguai, Arturo Echevarría, e o vice-presidente do Conselho de Garantias em Saúde do Ministério da Saúde do Chile, Rodrigo Salinas. Confira a programação completa.

SaluDerecho – Encontros como esse são realizados anualmente no âmbito da SaluDerecho, iniciativa do Grupo Banco Muncial que promove o intercâmbio de experiências voltadas para a garantia do direito a saúde. A ALMG é parceira do Grupo Banco Mundial na realização do encontro internacional neste ano, juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Com Agência ALMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm