Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Com 57 mil titulares de música, ABRAMUS comemora 35 anos

A ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes – está comemorando 35 anos, como referência nacional e internacional na gestão coletiva dos direitos autorais. Nascida com o objetivo de dar representatividade aos músicos brasileiros, que não tinham uma associação que cuidasse dos seus direitos, hoje a ABRAMUS conta com 57 mil titulares e, além do segmento da música, é a única das associações vinculadas ao ECAD a atuar nas áreas de dramaturgia, audiovisual e artes visuais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Tudo começou com um pequeno grupo de músicos encabeçado por Demétrio Santos Lima, saxofonista que voltara de uma temporada com Frank Sinatra, nos Estados Unidos, e cuidou de criar a ABRAMUS, sigla que deu nome a então Associação de Músicos, Arranjadores e Executantes”, lembra Roberto Mello, diretor geral da ABRAMUS, que tratou de organizar a entidade convidando nomes como Paulinho Nogueira, Mauro Giorgetti e Ciro Pereira para compor a diretoria. “Acontece que os músicos também eram intérpretes, autores e muitas vezes tinham suas próprias editoras, por isso passamos a abrigar outras categorias, inclusive de natureza autoral”, conta o diretor.

Com o passar do tempo, a ABRAMUS passou a cuidar de outros segmentos artísticos, como a dramaturgia, as artes visuais e as obras audiovisuais, o que determinou a alteração da denominação para Associação Brasileira de Música e Artes. Os quadros associativos cresceram significativamente e determinaram a projeção da entidade internacionalmente, com o aperfeiçoamento de contratos internacionais com associações análogas à ABRAMUS. “Há 16 anos recebemos uma proposta-desafio por parte de editoras e produtoras fonográficas: construir a maior base de dados do repertório musical brasileiro, composto de obras, fonogramas e audiovisuais, com o objetivo de permitir a atribuição das respectivas titularidades a todos os componentes da cadeia produtiva da música, que até então não existia”, destaca Roberto Mello. Foi um grande passo e a ABRAMUS deu conta de tal desafio, aperfeiçoando ao longo destes anos uma base de dados que já contabiliza cerca de cinco milhões de obras musicais e cinco milhões de fonogramas, com a exatidão das participações de todos os titulares.

Atenção ao digital
Mais do que celebrar suas conquistas, a ABRAMUS completa 35 anos olhando para o futuro. No momento em que o mercado da música fincou de vez os pés no ambiente digital, a associação tem se posicionado sempre na defesa dos autores e na busca por uma remuneração mais justa. “A ABRAMUS faz parte da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores), entidade internacional que representa sociedades de mais de 100 países e cujo objetivo é a defesa dos direitos autorais. O mercado digital tem demandado mais e mais atenção nos últimos anos e hoje fazemos parte do principal grupo de negócios que acompanha o desenvolvimento desse segmento do mercado da música”, pontua Gustavo Gonzalez, gerente de novos negócios da ABRAMUS. “Os autores hoje buscam melhor remuneração para utilização das suas músicas no ambiente digital e estamos auxiliando e incentivando os nossos associados a conhecerem mais sobre esse universo”, completa Gonzalez.

“Hoje contamos com 57 mil titulares e nossa diretoria é composta por grandes artistas brasileiros, como Roberto Menescal, Danilo Caymmi, Walter Franco, Dudu Falcão e Juca Novaes, entre tantos outros grandes representantes da nossa música. Recentemente se juntou a nós o Mariozinho Rocha, que esteve à frente da direção musical da TV Globo por 30 anos e agora é o nosso diretor artístico. Temos ainda a participação diretiva de grandes produtores fonográficos e editoras musicais, configurando assim um completo quadro das artes do Brasil”, comemora Roberto Mello. Com Portal Sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm