Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Evento em BH celebra Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Dia Internacional da Fotografia

Coletivo Nitro

Uma semana dedicada à imagem, à memória e ao patrimônio. Essa é a proposta do Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural, de 16 a 20 de agosto (quarta-feira a domingo), no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma programação gratuita e diversificada ocupará a Praça da Liberdade e os equipamentos culturais do Circuito, com galerias à céu aberto, projeções de fotos, oficinas, feira de livro, debates, caminhadas fotográficas e duelo de MCs. O evento é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), em parceria com o coletivo mineiro Nitro.

O Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural celebra duas datas marcantes para a cultura: o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto) e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto). Para isso, instituições públicas e privadas, grupos, coletivos, artistas e pensadores do Brasil e da América Latina foram convidados para apresentarem ao público diversas formas de interação entre as duas áreas.

“A proposta deste encontro entre patrimônio e fotografia é olhar a produção fotográfica para além de seu realismo”, afirma a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. “É buscar nessa produção os movimentos do tempo, mudanças e permanências, somados às memórias afetivas e à diversidade de formas de ver e retratar o cotidiano e compreender a fotografia como produção cultural, documento, acervo, patrimônio cultural”, diz Michele.

Integrante do coletivo Nitro, Gustavo Nolasco complementa: “De um lado, temos um dos mais importantes instrumentos de salvaguarda e difusão dos patrimônios materiais e imateriais. Do outro, um setor primário das nossas manifestações culturais, sociais e de memória necessitando se modernizar e se adaptar às novas linguagens. O que propusemos ao Iepha foi reunir os atores para discutir, encontrar caminhos e celebrar essa simbiose”, explica Nolasco.

A abertura do evento terá a presença de duas instituições latinas de destaque dedicadas à preservação de acervos e difusão da fotografia: o Instituto Moreira Salles (IMS) e o Centro de Fotografia de Montevideo (CdF) – este último, atualmente, o mais importante núcleo da América Latina, que reúne fotografia e patrimônio.

Com o tema “Política de preservação, imagem e patrimônio”, Daniel Sosa, do CdF/Uruguai) e Sergio Burgi (IMS/RJ) abrem a Roda de Conversa no Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB). Além do debate, o público poderá ver a mostra de fotolivros do CdF e do IMS, organizada pelo Festival Foto em Pauta.

Ainda em homenagem à fotografia do Uruguai, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal vai exibir uma projeção do acervo do CdF, recentemente, declarado Patrimônio Nacional pelo governo uruguaio.

BH 120 anos
Na abertura do Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural, a exposição “Capitais de Minas” vai ocupar a Alameda Travessia, da Praça da Liberdade, celebrando também os 120 anos de Belo Horizonte. A mostra é um recorte sobre a evolução arquitetônica e sócio-política de Minas Gerais, a partir de Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto.

Além da mostra, serão montados, na praça, quatro telões para projeções de fotos e vídeos relacionados aos patrimônio material e imaterial do Brasil e também alusivo à memória do povo brasileiro.

Mais duas exposições estão programadas para o evento: “Crônicas da cidade – o cotidiano de Belo Horizonte sob o olhar de Carlos Drummond de Andrade (1930-34)” e “Ícones da Serra”. A primeira é uma homenagem aos 30 anos de morte do poeta itabirano e reúne acervo do Arquivo Público Mineiro e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A mostra vai ficar em cartaz na área externa do anexo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Já “Ícones da Serra”, de autoria do fotógrafo Marcos Vale, destaca a Serra da Canastra e poderá ser vista no CCBB-BH.

Concurso no Instagram
O público vai poder apreciar também à noite, as 30 fotos vencedoras do concurso fotográfico no Instagram do Circuito Liberdade, “Meu olhar sobre o patrimônio”. Os registros integram uma projeção especial na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Os três primeiros colocados ainda receberão premiações especiais.

Debates e oficinas
Oralidade, patrimônios das periferias, a arquitetura e imagem das cidades são também alguns dos temas das rodas de conversas programadas para os quatro dias de evento. As rodas de conversa acontecerão no BDMG Cultural, no Memorial Minas Gerais Vale e no Espaço do Conhecimento UFMG.

Entre os debatedores estarão fotógrafos dedicados à documentar as manifestações, cotidianos e patrimônios das periferias brasileiras, Ratão (RJ) e Jorge Quintão (MG); coletivos que se dedicam à oralidade e à memória, como o Museu da Pessoa (SP) e o Brasis.vc (SP); arquitetos, como Gustavo Pena, Nara Grossi. Pedro Karp e André Melo Mendes.

Serão oferecidas duas oficinas gratuitamente. “Memória do bairro” será ministrada por integrantes do Festival Internacional de Fotografia, parceiro do evento. Já o coletivo Erro 99 trará a discussão sobre as novas mídias na oficina “Meme e memória”.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site fotografiaepatrimonio.com.br.

Grande festa
No sábado (19/8), haverá uma grande celebração pelo Dia Internacional da Fotografia. A programação que vai ocupar a Praça da Liberdade, durante todo o dia, reúne caminhadas fotográficas, sessão de fotos com profissionais da técnica denominada “lambe-lambe”, a tradicional feira de publicações independente Faísca, além de uma edição do ciclo de palestra Foto em Pauta, que trará a fotógrafa paraense Elza Lima e sua obra dedicada ao cotidiano da Amazônia.

À noite, fechando o Circuito da Fotografia e Patrimônio Cultural, no espetáculo musical Duelo de Rimagem, MCs duelam, rimando a partir de imagens ligadas ao patrimônio cultural mineiro projetados numa grande tela.

A programação completa do Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural está disponível nos sites www.fotografiaepatrimonio.com.br e www.iepha.mg.gov.br.

Serviço:
Circuito da Fotografia e do Patrimônio Cultural
Data: 16 a 20 de agosto de 2017 (quarta-feira a domingo)
Local: Circuito Liberdade – Belo Horizonte
Site do evento/programação: www.fotografiaepatrimonio.com.br e www.iepha.mg.gov.br

Mais informações: Assessoria de Imprensa Iepha-MG – (31) 3235-2812 / (31) 3235-2817

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm