Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Educação publica caderno sobre estratégias de incentivo à leitura

Reprodução

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) distribuiu, às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de todo o estado, o caderno “Estratégias de Incentivo à Leitura”, elaborado pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, com a contribuição de assessores pedagógicos das SREs.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O caderno traz indicações e estratégias visando fortalecer a formação de estudantes professores e leitores da rede estadual de ensino, em todas as etapas de aprendizagem. O documento traça diretrizes e aponta propostas de organização e mobilização de agentes e equipamentos públicos no processo de incentivo à leitura. O caderno pode ser acessado, na íntegra AQUI.

O conteúdo da proposição parte de três princípios. O primeiro é tratar a biblioteca como ambiente de contribuição para emancipação dos sujeitos, extrapolando suas próprias paredes, se tornando, assim, um centro irradiador de troca de conhecimento, e não apenas um espaço composto por acervos.

O segundo conceito central se refere ao Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB), que atue efetivamente como mediador de leitura, mesmo não sendo o único responsável pela promoção da leitura, mas que tem como uma de suas principais funções impulsionar e alimentar a relação do aluno com o conhecimento produzido pela cultura. O PEUB/Mediador será promotor da criação de novas formas de relação e interação com a leitura.

Articulado aos dois conceitos anteriores, o terceiro eixo trata do fomento de diferentes estratégias para formação leitora no contexto escolar e fora dele, garantindo as condições de acesso aos bens culturais e as estratégias de incentivo à leitura em diferentes espaços, dentre eles, a própria escola.

O propósito é que essas sugestões sirvam como base de reflexão para reelaboração de estratégias que envolvam toda a comunidade escolar e extrapole os muros da escola, mobilizando as comunidades nos territórios das unidades de ensino, incentivando a apropriação de bens culturais tendo como base o livro e a leitura.

“A proposta inicial seria a criação de clubes de leitura e, então, pensamos em elaborar esses cadernos contendo concepções e princípios que norteariam a estruturação dessas ações, de forma que fosse possível alinhar estratégias de formação desses clubes de leitura com outras propostas de fomento à leitura que venham a surgir”, explica Luana Carvalho, da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE.

O caderno indica os papéis dos diversos atores envolvidos na escola, como professores em uso de bibliotecas, regentes, do estudante, da comunidade escolar e das comunidades vizinhas à escola. Quem organizará a logística é a própria escola, que pode ser por faixa etária, com temáticas de interesse de cada público, dividido por texto, escritores ou livros. As escolas também têm a liberdade de criar polos de leitura com unidades de ensino da vizinhança.

Essa é uma proposta inicial, segundo Luana Carvalho, “um primeiro passo” para outras iniciativas. As equipes da Educação Básica já estão elaborando um segundo caderno, a ser distribuído no segundo semestre, contendo um mapa de leitura, apontando os percentuais de estudantes que praticam a leitura, quem e quantos eles são, o que buscam e quais estratégias utilizadas pelas escolas que mais contribuíram como atração dos jovens. “Com esses dados poderemos compreender e analisar o impacto desses cadernos nessas ações e a contribuição dos clubes de leitura nesse pontapé inicial”, conclui. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm