Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Brasil exportará 20 mil doses de sêmen de zebu para a Índia

O Brasil vai exportar 20 mil doses de sêmen de zebu para a Índia, o país berço do animal. Essa será a segunda exportação para o país, feita pela ABS, única empresa apta no Brasil para o processo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O material genético a ser exportado é de dois touros diferentes da raça Gir Leiteiros. O envio será feito em duas etapas. O primeiro lote, com 12 mil doses, chegará ao destino em agosto. O segundo lote ainda não tem data definida para envio.

Segundo a empresa, a Índia tem um volume de inseminações cerca de dez vezes maior que o do Brasil, atingindo mais de 120 milhões de doses por ano. O país representa a abertura de um “mercado fantástico, muito promissor para a genética zebuína de nosso país”, diz em nota a ABS.

A primeira exportação de sêmen feita pelo Brasil para a Índia, depois de cinco anos de negociações, foi realizada em 2015, quando foram enviadas mil doses de sêmen de dois touros.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), as exportações de sêmen bovino tanto para corte quanto para leite cresceram 33,1% em 2016 em relação a 2015, totalizando 296,4 mil doses.

Os países que mais importaram a genética de corte foram Paraguai, Bolívia e Argentina. As exportações de corte atingiram quase 135 mil doses, representando um crescimento de 30% em relação a 2015. Já a exportação de sêmen das raças leiteiras brasileiras cresceu 36%, atingindo a marca de 162 mil doses. Os principais importadores foram Colômbia, Costa Rica e Equador. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm