Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Primeiro julgamento no Vaticano por abusos sexuais será em 11 de julho

vaticano
O Vaticano anunciou na segunda (15) que o primeiro julgamento de um representante da Igreja Católica acusado de abuso sexual de menor será em 11 de julho. Dois bispos americanos deixaram a Igreja por encobrirem crimes semelhantes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Jozef Wesolowski, ex-núncio (embaixador) na República Dominicana, é acusado de abuso sexual de menores enquanto desempenhava suas funções, entre 2008 e 2013. Ele foi flagrado com material de pornografia infantil quando já se encontrava em Roma, em 2013 e 2014.

O ex-arcebispo, 66 anos, foi discretamente afastado da nunciatura, na República Dominicana em 2012, após a cúpula da Igreja Católica ter sido informada de que ele pagava regularmente a rapazes por serviços sexuais.

Se for considerado culpado, Wesolowski pode ser condenado a uma pena de seis a dez anos de prisão.

Em junho de 2014, Wesolowski foi afastado da igreja, mas permaneceu em liberdade até setembro de 2014, quando foi colocado sob prisão domiciliar.

Em comunicado, o Vaticano afirma que “as graves alegações” contra Wesolowski vão ser escrutinadas e, “se necessário”, haverá recurso à “cooperação legal internacional para a avaliação da prova testemunhal” obtida na República Dominicana.

As autoridades dominicanas, com as quais o Vaticano afirmou cooperar estreitamente, identificaram pelo menos quatro rapazes vítimas de abuso pelo representante papal.

O papa Francisco aceitou a demissão de dois bispos americanos, o arcebispo de Saint Paul e Minneapolis, John Clayton Nienstedt, e o adjunto Lee Anthony Piche, acusados de encobrirem casos de abuso sexual de menores praticados por um padre.

O Vaticano não explicita a razão das demissões, mas Nienstedt e Piche foram identificados por associações de vítimas como os responsáveis hierárquicos que ocultaram os abusos sexuais cometidos pelo padre Curtis Wehmeyer.

Arcebispo americano renuncia a cargo por negligência em casos de pedofilia
O arcebispo da Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis, dom John Nienstedt, e o bispo auxiliar Lee Anthony Piche renunciaram aos respectivos cargos, após terem sido acusados de negligência na proteção de crianças abusadas sexualmente por um padre pedófilo. O Vaticano anunciou na segunda (15) ter aceito o pedido de renúncia dos bispos americanos. Nienstedt é o segundo bispo da Igreja Católica nos Estados Unidos a renunciar ao cargo após um escândalo de abuso sexual por integrantes do clero.

A renúncia baseou-se em um código da Igreja que permite que as autoridades do clero peçam afastamento, antes da aposentadoria, por causa de doença ou por algum outro motivo “grave”, que os impossibilite de continuar no exercício das funções.

No início deste mês, promotores de Justiça acusaram Arquidiocese de Saint Paul e Minneapolis de ter sido negligente e ter falhado por não punir casos de abuso sexual atribuídos a um padre. Posteriormente, o próprio padre confessou ter abusado sexualmente de dois meninos. Em um comunicado no site da arquidiocese, Nienstedt disse que apresentou sua renúncia para que a arquidiocese tenha “um novo começo”.

“Infelizmente, minha liderança chamou a atenção, não pelas boas obras da Igreja ou daqueles que as executam. Por isso, tomo a decisão de renunciar”, diz o comunicado assinado pelo arcebispo, que liderava 187 paroquias.

O escândalo do abuso sexual repercutiu fortemente na imprensa e na opinião pública. Hoje, no país, existe praticamente o mesmo número de protestantes e católicos por causa do crescimento da Igreja Católica nos últimos anos e do aumento da população latina no país. O anúncio da renúncia ocorreu no mesmo dia em que o Vaticano divulgou a data do primeiro julgamento de um acusado de abuso sexual, que ocorrerá em julho. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm