Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Fake News e comentários em redes sociais podem resultar em processo por danos morais, alerta delegado


A era digital trouxe várias formas de comunicação rápida que trouxe vários benefícios em diferentes segmentos da sociedade. Porém, essas novas tecnologias também trouxeram alguns perigos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As redes sociais são utilizadas todos os dias por milhões de pessoas ao redor do Brasil. Trata-se de um espaço público que possibilita várias postagens de fotos, textos, áudios e até mesmo vídeos.

A troca de informações aguçou também a criatividade de muitas pessoas para o bem e para o mal. Um dos problemas sérios que ocorrendo são as notícias falsas chamadas em inglês de fake News ou notícias falsas.

Recentemente as investigações concluíram que até as eleições norte-americanas teriam sido influenciadas por publicações de fake news em sites e redes sociais para promover a campanha do presidente Donald Trump.

Na terça-feira, 15 de maio, ocorreu um fato que chamou a atenção da população de Pará de Minas e região. Uma mulher gravou um áudio dizendo que uma criança recém-nascida havia sido rejeita pela mãe e o pai estaria desesperado e precisando de ajuda.

Também foram publicadas fotos de uma criança em grupos de WhatsApp, o que comoveu milhares de pessoas. Assim que receberam a informação alguns se dispuseram a recolher roupas, fraldas e leite para a bebê.

Porém, o pai da criança desmentiu a informação ao falar com a reportagem do Portal GRNEWS. Ele informou que a criança estava bem, recebendo todos os cuidados dele e da mãe e que não precisava de ajuda. A publicação do Portal GRNEWS fez cessar a mobilização para ajudar a criança. A responsável pelo compartilhamento do áudio também procurou a redação para esclarecer que a voz não era dela e só atendeu um pedido de recolher os donativos com o intuito de ajudar.

A divulgação deste tipo de informação é cada vez mais comum e todos os usuários das redes sociais precisam ficar atentos para cometer crimes como calúnia, difamação e injúria, levando a danos morais. É preciso averiguar a veracidade dos fatos e a fonte da informação para não compartilhar fatos inverídicos.

De acordo com César Augusto Faria Freitas, delegado de Crimes Contra a Administração, Meio Ambiente e Estelionato da Delegacia Regional da Polícia Civil em Pará de Minas, é preciso muita cautela antes de compartilhar qualquer conteúdo:


César Augusto Faria Freitas
fakenewscesaraugustodefaria1

Alerta que os crimes de calúnia são investigados e os inquéritos podem resultar em processos de reparação de danos morais. Até mesmo comentários devem ser muito bem analisados para que não ocorram problemas futuros:

César Augusto Faria Freitas
fakenewscesaraugustodefaria2

Os crimes contra a honra são encaminhados para o Juizado Especial de Pequenas Causas. Porém, se forem constatados outros crimes como racismo, entre outros, os processos podem ter outros desfechos:

César Augusto Faria Freitas
fakenewscesaraugustodefaria3

Como este ano haverá eleições para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais, é importante tomar cuidado também com compartilhamento de notícias e comentários em redes sociais.

Inclusive o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com uma equipe formada por especialistas de várias áreas para tentar barrar a publicação de fake News durante o processo eleitoral e punir os responsáveis por estas postagens.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm