Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Implantado moderno sistema automatizado de abastecimento para celebrar 3 anos da Águas de Pará de Minas


No dia 17 de abril de 2015 ocorreu um marco na história de Pará de Minas. Depois de quase 40 anos a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) deixava de ser a responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O então prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB) não renovou o contrato com a estatal e publicou o edital de licitação do serviço. O Grupo Águas do Brasil venceu o certame e assinou o contrato de 35 anos com o poder público.

A população paraminense sofria com a falta d’água e a cidade virou um verdadeiro caos. Alguns bairros chegaram a ficar até 25 dias sem abastecimento, gerando muitos transtornos em residências e empresas.

Foi decretado estado de calamidade pública no município e a nova concessionária assumia um grande desafio. Foram investidos milhões de reais na construção de uma rede adutora de 28 quilômetros.


A tubulação liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) no alto do bairro Nossa Senhora das Graças ao rio Paraopeba, na região do distrito de Córrego do Barro. Só com a conclusão da obra que o problema da seca foi superado.

A Águas de Pará de Minas executou o projeto em menos de seis meses. E desde o início de outubro de 2015 não faltou mais água na torneira da população e o sentimento foi de alívio. Mesmo com a estiagem nos anos seguintes, o abastecimento foi mantido.

Nesta terça-feira, 17 de abril, a concessionária comemora 3 anos de funcionamento no município. Depois de muito trabalho, planejamento e investimentos, os resultados continuam sendo excelentes.


A expectativa é de que o abastecimento de água e o tratamento de esgoto sejam modernizados cada vez mais durante os próximos anos. Tudo para garantir água de qualidade para a população.

De acordo com Thiago Contage Damaceno, superintendente da Águas de Pará de Minas, foi terminada recentemente a fase de implantação de um moderno sistema de automação na rede do Sistema do Rio Paraopeba.

Os equipamentos estão todos interligados e são acionados pelo operador que supervisiona o abastecimento de água da cidade diretamente de uma sala de operações, na sede da concessionária que fica às margens da MG-431:


Thiago Contage Damaceno
automacaodarededeaguathiagocontage

O sistema automatizado da Águas de Pará de Minas também registra vazamentos na rede, pressurização e quantidade de água em reservatórios. Os dados são controlados por um programa computadorizado de alta precisão.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm