Fake news e descaso com prevenção comprometem campanhas de vacinação, diz secretário


A era da tecnologia disponibiliza uma gama de informações importantes que facilitam a vida moderna. Atualmente é muito fácil obter o conhecimento necessário para aprender e tomar decisões no cotidiano.

A internet tem sido uma grande aliada na disseminação dos dados. Porém, muitas pessoas desatentas acreditam em tudo que acessam na rede e acabam adotando critérios errados. Isso ocorre principalmente na área da saúde.

Milhares de pacientes acessam sites de busca e leem artigos sobre doenças para saber por si mesmos as causas, os efeitos e os tratamentos disponíveis. O senso comum também prevalece em muitos casos e é propagado.

Algumas notícias falsas colocam medo na população de vacinar, por exemplo. As pessoas temem uma reação alérgica e complicações de saúde. Com isso deixam de tomar a dose para garantir a imunização.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, afirma que a sociedade está retrocedendo na questão envolvendo a prevenção por causa do descaso com os cuidados básicos. Prova disso é que alguns não recebem os agentes de saúde nas residências:


Paulo Duarte
vacinacaopauloduarte1

O município está contratando servidores para lembrar a população sobre a vacinação, as consultas e os exames agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro problema é com as notícias falsas sobre reações alérgicas a vacinas:

Paulo Duarte
vacinacaopauloduarte2

Outro problema é relacionado aos dados extraídos da internet. Alguns pacientes buscam informações na rede mundial de computadores e passam a questionar os médicos nas unidades de saúde:

Paulo Duarte
vacinacaopauloduarte3

Para se ter uma ideia, o curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ser um dos mais concorridos, é também o de maior carga horária, com mais de 8.000 horas de atividades.

Somente a partir do 9º período que o estudante inicia os estágios. Após a formatura ele está habilitado como clínico geral e para se especializar precisa fazer mais cursos antes de atuar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!