Departamento de Combate a Endemias passa por reestruturação após a saída de Adílson Batista


No dia 25 de junho o prefeito Elias Diniz (PSD) demitiu o gerente de combate a Endemias, Adílson José Batista. A mudança pegou de surpresa a população que reconhece o excelente desempenho deste servidor público no trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

O departamento foi assumido pelo diretor de Vigilância em Saúde, Wander da Silva Rodrigues. As equipes de agentes continuam visitando residências e empresas e combatendo focos do Aedes aegypti.

O inseto se reproduz em reservatórios de água e é vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O Ministério da Saúde estabeleceu metas de combate as chamadas endemias.

São doenças que se manifestam apenas numa determinada região. A Dengue é um exemplo, pois são registrados focos em um espaço limitado, ou seja, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor.

Pará de Minas já enfrentou duas epidemias e registrou mortes de pessoas causadas pela Dengue, resultado do alto índice de infestação do Aedes aegypti no município.

A situação foi normalizada graças ao trabalho efetivo do poder público, por meio da equipe comandada por Adilson José Batista. Vários mutirões de limpeza em diferentes bairros foram realizados e contribuíram para que os focos fossem eliminados.

Após a demissão o servidor, o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte afirma que algumas alterações estão sendo estudadas para melhor a prestação de serviço. A meta principal é visitar as residências fechadas onde os agentes não conseguem entrar:


Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte1

O poder público não usará de força para entrar nos imóveis fechado. Será desenvolvido um trabalho de conscientização com todos os paraminenses para que apoiem o trabalho realizado pelo combate a endemias:

Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte2

Sobre a designação do novo gerente de combate a Endemias, o secretário afirma que a prioridade agora será verificar a real situação do setor para adoção de melhorias. O mais importante é que o trabalho continua a contento:

Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte3

O que direciona as ações de combate a Dengue é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). A avaliação é feita periodicamente e aponta as localidades onde é preciso intensificar o combate.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 77 pessoas morreram somente este ano no país após contraírem a dengue. Outros 181 óbitos também estão sendo investigados como suspeitos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!