Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Departamento de Combate a Endemias passa por reestruturação após a saída de Adílson Batista


No dia 25 de junho o prefeito Elias Diniz (PSD) demitiu o gerente de combate a Endemias, Adílson José Batista. A mudança pegou de surpresa a população que reconhece o excelente desempenho deste servidor público no trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

O departamento foi assumido pelo diretor de Vigilância em Saúde, Wander da Silva Rodrigues. As equipes de agentes continuam visitando residências e empresas e combatendo focos do Aedes aegypti.

O inseto se reproduz em reservatórios de água e é vetor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O Ministério da Saúde estabeleceu metas de combate as chamadas endemias.

São doenças que se manifestam apenas numa determinada região. A Dengue é um exemplo, pois são registrados focos em um espaço limitado, ou seja, ocorre apenas onde há incidência do mosquito transmissor.

Pará de Minas já enfrentou duas epidemias e registrou mortes de pessoas causadas pela Dengue, resultado do alto índice de infestação do Aedes aegypti no município.

A situação foi normalizada graças ao trabalho efetivo do poder público, por meio da equipe comandada por Adilson José Batista. Vários mutirões de limpeza em diferentes bairros foram realizados e contribuíram para que os focos fossem eliminados.

Após a demissão o servidor, o secretário municipal de Saúde Paulo Duarte afirma que algumas alterações estão sendo estudadas para melhor a prestação de serviço. A meta principal é visitar as residências fechadas onde os agentes não conseguem entrar:


Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte1

O poder público não usará de força para entrar nos imóveis fechado. Será desenvolvido um trabalho de conscientização com todos os paraminenses para que apoiem o trabalho realizado pelo combate a endemias:

Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte2

Sobre a designação do novo gerente de combate a Endemias, o secretário afirma que a prioridade agora será verificar a real situação do setor para adoção de melhorias. O mais importante é que o trabalho continua a contento:

Paulo Duarte
combateaendemiaspauloduarte3

O que direciona as ações de combate a Dengue é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). A avaliação é feita periodicamente e aponta as localidades onde é preciso intensificar o combate.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 77 pessoas morreram somente este ano no país após contraírem a dengue. Outros 181 óbitos também estão sendo investigados como suspeitos.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm