Pará de Minas entre os melhores no ranking da universalização do saneamento dos municípios brasileiros


A Águas de Pará de Minas, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, informa, por meio de nota, que o município está entre aqueles com melhor avaliação do acesso da população ao saneamento básico no país, segundo o ranking 2018 da Universalização do Saneamento divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram avaliadas 1894 cidades brasileiras e apenas 15% atingiram a pontuação para serem classificadas na categoria mais alta, chamada “Rumo à universalização”. Pará de Minas se enquadra na categoria, pois, conforme mostram os números divulgados pela Águas de Pará de Minas, 98,7% da população da cidade e dos distritos atendidos pela concessão são abastecidos com água potável e 97,4% da população tem coleta e tratamento do esgoto sanitário. Esses números foram fechados em dezembro de 2017 e seguem crescendo.

Para Thiago Contage, superintendente da concessionária Águas de Pará de Minas, é motivo de orgulho fazer parte de um ranking tão significativo para o saneamento do país. “Para nós do Grupo Águas do Brasil e da Concessionária Águas de Pará de Minas é uma enorme satisfação sermos reconhecidos nacionalmente como uma empresa que promove a saúde pública e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos os paraminenses”, destaca.

Na edição 2018, o ranking avaliou 34% das cidades brasileira, localizadas em todas as regiões do país, o que engloba 67% da população. Os municípios foram divididos em quatro categorias: 80 foram enquadrados na “Rumo à universalização”, 201 em “Compromisso com a universalização”, 1342 em “Empenho para a universalização” e 271 em “Primeiros passos”.

Panorama 2018 da participação privada no saneamento do Brasil
A Concessionária Águas de Pará de Minas também foi destaque nacional no anuário Panorama 2018 da participação privada no saneamento do Brasil, uma publicação da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindicon).

A concessionária se destacou no quesito Agilidade no Cumprimento das Metas Contratadas, onde foi mencionada a construção dos 28 km da adutora que leva água do Rio Paraopeba até a Estação de Tratamento de Água da cidade, tendo como título: “Torneira vazia nunca mais”. A empresa antecipou para o primeiro ano de concessão a obra do Sistema de Abastecimento do Paraopeba e, em apenas cinco meses, resolveu definitivamente o problema da falta d’água que se arrastava há anos e teve o seu auge em 2014, quando diversos bairros da cidade chegaram à ficar 20 dias sem água, por algumas vezes. Reconhecidamente, o saneamento de Pará de Minas ficou marcado pelos vultuosos investimentos realizados pela concessionária.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!