Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Hemorio e Inca convocam a população a doar sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado na quarta-feira (14), o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) fazem um apelo para a população doar sangue.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No caso do Inca, os pacientes fazem muitas transfusões de sangue e é importante manter o estoque abastecido. Devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, a movimentação no salão de doadores tende a cair, de acordo com chefe de Promoção a Doação de Sangue do Hemorio, Neusimar Carvalho. “É um período que nossa demanda aumenta, infelizmente, por conta dos acidentes e a necessidade de sangue é eminente nessa época”, disse.

“É muito gratificante saber que você tem um pouquinho de você na vida de outra pessoa, e qualquer um de nós pode ser um usuário de sangue um dia. Não há sangue artificial, precisamos que as pessoas compareçam, deem um pouquinho de si. E você doando ajuda pelo menos quatro pessoas”, ressaltou.

Atualmente, o Hemorio recebe, em média, 200 candidatos à doação, e coleta 150 bolsas de sangue diariamente. O número ideal para manter os estoques em bom nível é de 300 bolsas de sangue. O Hemocentro pode receber até 400 doadores por dia.

A empresária Yumi Barbosa foi doar pela primeira vez para atender ao pedido de uma amiga nas redes sociais. Ela pretende fazer da doação de sangue um hábito. “Vim doar para a mãe de uma amiga que vai operar o coração e por falta de sangue ela não conseguiu operar por duas vezes”, disse.

“Às vezes a vida é tão corrida que a gente não para para pensar que há tantas pessoas precisando e a gente um dia pode precisar. A partir de agora pretendo me tornar uma doadora constante. É tão pouco tempo para fazer o bem à pessoa. Não custa nada”, completa a empresária.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. No dia da doação é preciso levar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores ao procedimento.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, número 8, no centro da cidade. O instituto funciona todos os dias das 7h às 18h.

O banco de sangue do Inca fica na Praça da Cruz Vermelha, número 23, no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábados de 8h às 12h. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm