Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Espaços Culturais do Estado integram a Semana de Museus

museu_para_de_minas
Ações educativas, contação de história, exposições, oficinas, palestras, sarau, seminário e visitas mediadas são algumas das atividades programadas para os museus vinculados à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais durante a 14ª Semana Nacional de Museus, a partir de 16 de maio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Dos 490 museus mineiros cadastrados no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 170 se inscreveram para participar do evento, sendo 40 instituições da capital mineira. Segundo Andrea Matos, superintendente de Museus e Artes Visuais, a adesão é bastante representativa.

“Minas Gerais é um forte condutor deste encontro, principalmente pelo envolvimento das instituições e pela qualidade da programação proposta pelos museus estabelecidos no estado. É significativa a quantidade de unidades museológicas que participam da Semana de Museus, bem como a quantidade de pessoas que têm acesso aos eventos oferecidos”, destaca a superintendente.

Ao longo de sete dias, serão realizadas 613 atividades, em 88 municípios do estado. A programação completa da 14ª Semana de Museus está disponível AQUI.

Integram a Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura as seguintes casas: Centro de Arte Popular – Cemig, Museu dos Militares Mineiros e Museu Mineiro, todos em Belo Horizonte; Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana; Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo; e o Museu do Crédito Real, em Juiz de Fora.

Paisagens culturais
A relação entre museus e paisagens culturais vem nortear as discussões da 14ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Ibram. O tema proposto simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades.

O mote da edição 2016 segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Democrática, a Semana Nacional de Museus permite a participação não só de instituições museológicas, compartilhando seu tema também com outros lugares de memórias como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, entre outros.

A edição 2015 da Semana de Museus, que teve como tema Museus para uma sociedade sustentável, contou com a participação de 1.378 instituições que inscreveram 4.570 eventos, em 609 municípios brasileiros. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm