Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique será promovido nesta semana

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza nos dias 17 e 18 de abril o I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique. O evento será realizado no Crea-MG, em Belo Horizonte, e as inscrições gratuitas já estão abertas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O evento espera reunir produtores, técnicos, comerciantes, empresas e instituições que estejam alinhadas com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da cachaça artesanal de alambique.

A participação da cachaça artesanal vem crescendo no ranking dos produtos que se destacam no cenário do agronegócio mineiro e despertando a atenção do mercado internacional, mas não como commodity, a exemplo dos grãos soja e milho e sim como bebida gourmet.

Na avaliação do superintendente de Apoio à Agroindústria da Secretaria de Agricultura, Gilson Sales, o segmento vem passando por uma mudança no perfil do consumidor, que está cada vez mais sofisticado, seletivo e exigente quanto à qualidade.

Produção
A produção mineira está em torno de 150 milhões de litros. O estado tem pouco mais de 4,2 mil alambiques informais. Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Cachaça (Anpaq), 700 são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão federal responsável pelo registro.

O estado possui um programa de certificação da bebida, o Certifica Minas Cachaça. Executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o programa conta com 18 marcas certificadas. Segundo o superintendente Gilson Sales, para atender a este novo perfil de mercado o produtor deve investir na certificação da produção, tema que será um dos destaques do seminário.

“Os programas de certificação são de adesão voluntária, mas é um investimento que o produtor faz em seu negócio. O processo valoriza e promove a marca, coloca o produtor em dia com a legislação, permitindo que ele saia da clandestinidade para o mercado formal e abre as portas de um nicho de mercado que procura exatamente por este produto diferenciado”, afirma Sales.

Tributação
Outro tema de grande interesse do setor produtivo que será abordado, durante o seminário, é o Simples Nacional. Segundo o superintendente do Sindicato das Indústrias da Cerveja e Bebidas em Geral (SindBebidas), Cristiano Lamêgo, será explicado aos produtores como vai ser a tributação a partir do momento em que se optar por esse regime tributário diferenciado.

“Esta é uma conquista do setor, aprovada em janeiro deste ano. Quem optar pelo Simples Nacional vai ter uma redução em torno de 60% a 70% no volume de imposto”, avalia Lamêgo.

O I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique é realizado em parceria com as instituições vinculadas ao sistema operacional da Agricultura (Emater-MG, Epamig e IMA) e tem o apoio da Anpaq, SindBebidas, Expocachaça, Sebrae-MG e o Centro Universitário UNA.

Serviço:
I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique
Data: 17 e 18 de abril
Local: CREA-MG – Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho/BH
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br (I Seminário Estadual da Cachaça Artesanal de Alambique)
Informações: (31) 3915-8554 / saag@agricultura.mg.gov.br

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm