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Você sofre de ansiedade? Saiba como a alimentação pode minimizar este sintoma

Por Fernanda Medina


A ansiedade tem inúmeras causas, pode estar relacionada a mudanças hormonais, algumas doenças, à idade, genética, maus hábitos, experiências traumáticas, vida estressante ou deficiências nutricionais.

Se você sofre com a ansiedade e ela está te atrapalhando no emagrecimento ou mesmo a se alimentar de maneira adequada, saiba que a alimentação tem fundamental importância no controle!

Primeiro devemos eliminar alguns alimentos, a começar por todos aqueles que apresentam farinhas brancas em sua composição, são eles os pães, biscoitos, massas, salgados, dentre outros. Além desses devemos eliminar os alimentos ricos em gorduras ruins, como as frituras, os sanduíches e pizzas, os biscoitos de pacotinho que apresentam gordura hidrogenada e gordura trans.

Outros alimentos a serem evitados são aqueles de pacotinho, de caixinha ou alimentos industrializados ricos em conservantes, corantes, adoçantes artificiais, estabilizantes. Leia atentamente o rótulo e fuja dessas substâncias. Todas elas afetam negativamente nosso sistema nervoso piorando o quadro de ansiedade.

As gorduras boas devem ser acrescentadas na alimentação, como abacate, coco, azeite de oliva, alimentos fonte de ômega 3: chia, linhaça, peixes e suplementos de ômega 3. Inclua em sua alimentação castanhas, amêndoas, nozes, macadâmia, pistache, que também são fontes de gorduras boas. Elas também são fontes do mineral magnésio que é considerado um nutriente relaxante e bastante eficaz na diminuição da ansiedade e do estresse.

Essas gorduras fazem parte da composição da membrana de todas as células corporais, incluindo o cérebro, fazendo com que essas células tenham suas estruturas mantidas íntegras e possam fazer seu papel corretamente controlando a ansiedade.

Inclua em sua alimentação o máximo possível de frutas e vegetais. Procure sempre aqueles produzidos de maneira orgânica, ou seja, livre do uso de agrotóxicos, ou pelo menos, de pequenos produtores da sua região. Inclua também sementes e farelos como linhaça, chia, sementes de abóbora e girassol, aveia. Esses alimentos são ricos em nutrientes como triptofano, ácido fólico, vitaminas do complexo B, que estão intimamente relacionados ao bem-estar, prazer e relaxamento.

Utilize temperos e especiarias naturais: alho, cebola, cebolinha, cominho, pimentas, açafrão, manjericão, sálvia, louro, orégano, tomilho, páprica, dentre outros. Tente fazer uma pequena horta em casa ou então compre as ervas desidratadas.

Alguns chás ajudam bastante no controle da ansiedade, como passiflora, melissa, camomila, mulungu. Além disso, o extrato seco dessas ervas pode ser manipulado com as dosagens que você necessita. Procure seu nutricionista e saiba como você pode utilizar os chás ou o manipulado de algumas plantas a fim de auxiliar ainda mais no controle da ansiedade!

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