Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Bombardeios violam trégua e impedem retirada de civis de Aleppo


O Exército sírio retomou na manhã desta quarta-feira (14) os bombardeios contra o setor rebelde de Aleppo, apesar do acordo concluído na terça-feira (13) entre a Rússia e a Turquia para a retirada de civis e rebeldes. O pacto deveria marcar o fim da sangrenta ofensiva militar contra a cidade do Norte da Síria, iniciada há um mês. A informação é da Rádio França Internacional.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os bombardeios chegaram a ser suspensos por algumas horas, mas, nesta manhã, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), as tropas do regime dispararam ao menos 14 morteiros contra o setor rebelde. Os intensos combates impediram o início da operação para a retirada dos moradores que ainda estão na região, prevista para começar hoje.

Os dois lados se acusam pelo não respeito à trégua. O chanceler russo, Serguei Lavrov, afirma que a resistência dos últimos insurgentes deve estar resolvida em dois ou três dias. Analistas europeus dizem que o regime sírio boicota a trégua por ter se sentido excluído da negociação entre a Rússia e a Turquia, protetora dos rebeldes. O governo turco acusa Damasco de impedir a saída dos civis.

Sitiados
Organizações humanitárias estimam que de 90 a 100 mil civis estão cercados em uma área de cinco quilômetros quadrados no leste de Aleppo. A Rússia diz que 360 rebeldes entregaram as armas nas últimas 24 horas e 6 mil civis, incluindo 2 mil crianças, puderam deixar a zona de guerra.

A queda de Aleppo, que marcará o fim de quatro anos de rebelião na segunda maior cidade da Síria, é vivida na Europa como um momento de incerteza. A Rússia e o Irã, aliados de Bashar Al Assad, vão celebrar um triunfo, enquanto os ocidentais terão de se resignar com o restabelecimento político e militar do ditador de Damasco. Com Agência Brasil/Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm