Proclamação da República sem muitos motivos para comemorações e 2018 terá menos feriadões


Nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, será mais um feriado cívico. Trata-se da Proclamação da República Brasileira, que aconteceu em 1889 e foi resultado de um levante político-militar que deu inicio à República Federativa Presidencialista.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Marechal Deodoro da Fonseca foi o responsável pela efetiva proclamação e como primeiro presidente da República Brasileira em um governo provisório entre os anos 1889 e 1891.

Ao longo dos anos o sistema republicano passou por mudanças estruturais. A mais destacada na atualidade foi o estabelecimento da Constituição Federal do Brasil no ano de 1988.

Muitas pessoas afirmam que a data é importante no contexto histórico brasileiro, porém, na atualidade não veem muitos motivos para celebrações devido a grave crise política instalada que atinge boa parte das autoridades do país. O clima é de descontentamento e repúdio a tantas denúncias de corrupção.

O próximo feriado, o último deste ano, será o Natal. No dia 25 de dezembro milhares de pessoas estarão relembrando o nascimento de Jesus Cristo e reunidos com amigos e familiares.

Os órgãos públicos e a rede bancária não funcionam nesta quarta-feira (15). A maior parte das lojas do comércio varejista também estará fechada, com exceção de alguns segmentos que deverão atender aos clientes.

Um fato curioso é que em 2018 o estado de Minas Gerais terá 10 feriados prolongados, um número menor em relação a este ano. De 13 feriados oficiais, 12 serão entre segunda e sexta-feira, sendo cinco nas terças ou quintas.

Nesta circunstância não será possível emendar os feriados aos fins de semana. Para muitos trabalhadores e estudantes um período de maior relaxamento e folga das atividades rotineiras.

Os feriados em 2018 serão os seguintes: Confraternização Universal, dia 1º de janeiro, segunda-feira. Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, dias 13 e 14 de fevereiro, terça e quarta-feira até o meio dia.

Paixão de Cristo, dia 30 de março, sexta-feira. Tiradentes, dia 21 de abril, sábado. Dia do Trabalho, dia 1º de maio, terça-feira. Corpus Christi, dia 31 de Maio, quinta-feira. Independência do Brasil, dia 7 de setembro, sexta-feira.

Nossa Senhora de Aparecida, dia 12 de outubro, sexta-feira. Finados, dia 2 de novembro, sexta-feira. Proclamação da República, dia 15 de novembro, quinta-feira. Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro, sábado e Natal, dia 25 de dezembro, terça-feira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!